FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Crise “empurra” diferentes gerações de portugueses da mesma família para o Brasil
2012-11-26

Da Redação

Com Lusa

A crise econômica que se vive hoje em Portugal está empurrando emigrantes portugueses para o Brasil, que já viram familiares seus fazerem o mesmo nas décadas de 1970 e 1980 e pelo mesmo motivo.

"Não posso falar por todos, mas no meu caso, de certeza, ajudou o fato do meu pai ter vindo morar no Brasil na década de 1980, porque já havia uma estrutura montada, uma base", diz à Lusa o português Bernardo Gusmão.

Para este advogado, cujo irmão mais velho também vive fora de Portugal, o fato do pai ter ido viver noutro país, permitiu-lhes viajar e "conhecer outros mundos" desde cedo, o que ajudou na tomada de decisão quando tiveram de emigrar.

"Começamos a viajar muito novos para um país como o Brasil, que é uma oportunidade que poucos portugueses têm, a conhecer outros mundos, ver que existem outras formas de vida, o que proporciona uma abertura mental muito grande. Nenhum de nós saiu no escuro'", observa.

Para Bernardo Gusmão, que chegou a viver no Brasil entre 1995 e 1997 para estudar e só em 2010 voltou definitivamente para trabalhar, há semelhanças nas duas histórias, uma vez que ambos deixaram Portugal por falta de oportunidades.

"A decisão do meu pai foi uma junção de dois fatores, porque ele casou-se com uma brasileira, mas saiu numa época em que Portugal também não estava numa boa situação, a decisão teve muito a ver com a falta de oportunidades, e agora a história está a repetir-se", completa o emigrante.

Para o advogado, que trabalha atualmente como consultor para assuntos de migração num escritório brasileiro, a maior dificuldade para os emigrantes portugueses é parte da legalização dos papéis, o que, acredita, era mais fácil na época do seu pai.

"Naquela altura as coisas eram mais simples. Atualmente, é muito mais complicado. Cheguei a ficar ilegal durante 230 dias, por opção, porque estava a acompanhar o meu pai no processo final da doença", lembra Bernardo Gusmão, que conseguiu o visto em setembro deste ano.

"Iniciei um processo de obtenção de visto como investidor, mas esse processo não deu em nada. Mais tarde, consegui o visto por relações familiares mesmo, através do meu pai", conta.

No caso do português Jorge Fausto Figueiredo, os familiares que deixaram Portugal saíram na década de 1970, no pós-25 de Abril, e optaram também pelo Rio de Janeiro, onde passaram quase 15 anos, antes de regressarem a Portugal.

"Quem veio foi a irmã do meu pai e o marido. Saíram no período pós-revolução, como muitas pessoas saíram de Portugal, e regressaram na década de 1990″, conta o bisneto do fundador do casino Estoril, Fausto Figueiredo [1880-1950].

"A minha decisão foi mais pessoal. Saí a primeira vez em 2008, porque em Portugal as coisas já estavam um pouco difíceis, tentei abrir uma empresa de publicidade que acabou por não dar certo, depois tive um pequeno negócio com revenda de telemóveis, mas acabei por voltar", conta Jorge Figueiredo, que regressou pela segunda vez ao Brasil em meados de 2011, com o sonho de ser piloto.

"Como a minha paixão é a aviação, acabei por voltar quando soube que estavam a precisar muito de pilotos. Fiz toda a convalidação das minhas licenças, que tirei nos EUA, e agora estou à procura de uma oportunidade", conta.

A parte dos documentos, no seu caso, foi facilitada por um "acidente de percurso, que o levou a nascer no Brasil, onde permaneceu apenas durante os primeiros 15 dias de vida.

"Como os meus pais ainda não estavam livres dos seus primeiros casamentos, se eu nascesse em Portugal [durante o Governo de Salazar] seria filho bastardo, então o meu pai optou por eu nascer no Brasil", conta.

Os dois portugueses, no entanto, alertam para as dificuldades com a legalização e mesmo com a adaptação à cultura brasileira e aconselham os interessados a emigrarem para o Brasil a informarem-se melhor sobre as áreas em que realmente há boas oportunidades.

Engenharia

Os serviços de engenharia e a construção de edifícios foram as áreas mais contempladas com autorizações de trabalho a portugueses no Brasil este ano, informou o Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro.

Dados do ministério mostram que, entre os meses de janeiro e setembro, 1.032 portugueses receberam autorização de trabalho temporário no Brasil, sendo 97 para serviços de engenharia, 74 para a construção de edifícios, 62 para atividade de consultoria em gestão empresarial e 44 para fabrico de estruturas metálicas, as quatro carreiras mais contempladas.

Para conseguir esta autorização, no entanto, é necessário um pedido da empresa contratante junto ao Ministério do Trabalho. O tempo de permissão varia e pode ser limitado ou depender da duração do contrato de trabalho.

O setor da engenharia, apesar de ser o mais contemplado, é polêmico, pois, atualmente, os diplomas de universidades portuguesas e brasileiras não são compatíveis, sendo necessária uma adaptação da formação do emigrante para exercer a profissão no Brasil.

Por outro lado, os grandes eventos desportivos que irão ocorrer no país, como o Mundial de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, tem incentivado essa procura nos mercados da engenharia e construção.

Esta semana, o Governo brasileiro emitiu uma portaria que acelera a entrada de trabalhadores para esses eventos, com visto mais rápido e válido até ao fim do trabalho. A inscrição é feita pela internet.

O impacto da crise econômica na chegada de emigrantes que saem de Portugal e procuram o Brasil pode ser percebido no número de vistos, permanentes e temporários, emitidos pelo Ministério das Relações Exteriores do país.

Enquanto os vistos de viagem cultural e de estudos e de trabalho sem remuneração tiveram o seu pico de emissão em 2009 e 2008, respectivamente, com posterior redução, os vistos permanentes, de técnicos e de estudantes (incluindo graduação e pós-graduação) registaram maior volume este ano.

Os vistos emitidos para estudantes somaram 1.005 este ano, até outubro, face aos 944 do ano passado, que havia sido o maior número até então. O mesmo ocorreu com os cientistas, professores e técnicos, com 1.342 vistos este ano, até outubro, mais do que os 861 de 2011.

Entre os vistos permanentes, o movimento é parecido: 1.107 vistos entre janeiro e outubro deste ano, face aos 986 do ano passado. Neste caso, é de realçar que as emissões quase duplicaram entre 2010 - com 518 vistos - e 2011.

De acordo com o ministério, os vistos emitidos dos três consulados brasileiros em Portugal (Lisboa, Porto e Faro) também contam os pedidos feitos por estrangeiros não portugueses. O consulado em Faro foi aberto este ano.

O presidente da Associação Nacional de Estrangeiros e Imigrantes no Brasil, Grover Calderón, afirma que a crise influenciou na chegada de mais imigrantes focados em trabalho e qualificação.

Para o responsável, no entanto, os números do Governo brasileiro não mostram toda a realidade por não considerarem os trabalhadores imigrantes ilegais.

Mundo Lusíada, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades