FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Uruguai: Encontro das Comunidades Portuguesas do Cone Sul encerrou em grande em Colónia de Sacramento
2012-11-03
A cidade de Colonia de Sacramento, localizada na costa do Rio da Plata, na costa leste do Uruguai, foi o local escolhido pela Casa de Portugal de Montevidéu para o encerramento do XXIV Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso Descendentes do Cone Sul.

A cidade foi fundada em 1680 pelos conquistadores portugueses, e reconquistadas pelos lusitanos em várias ocasiões. Quem passa pelas suas ruas é levado a imaginar que está a passear pelas aldeias portuguesas - mesmo que estas estejam a mais de 12.000 quilómetros de distância - dado sua magnífica arquitetura, as pequenas ruas íngremes de pedra, que ilustram a passagem dos portugueses por estas bandas. Esta magnífica obra arquitetónica levou a esta cidade a ser declarada Património Histórico da Humanidade pela UNESCO, em 1995.
Foi em meio a este «quadro» bem português, que chegaram no dia 14 de outubro, as diversas delegações e autoridades, vindas de Montevidéu, onde haviam iniciado o Encontro. E foi esta cidade que acolheu as últimas atividades planeadas. Logo de manhã cedo, no edifício sede da Câmara Municipal, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, foi recebido em audiência privada pelo autarca, Walter Zimmer, enquanto as delegações chegavam ao salão principal da Câmara Municipal.
A cerimónia formal iniciou-se com os hinos nacionais de Portugal e do Uruguai. No seu discurso, José Cesário salientou a importância que a cidade de Colonia de Sacramento tem para Portugal, por representar historicamente a determinação do povo português. Afirmou que, para superar a crise que vive atualmente, Portugal não precisa apenas de países amigos, como o Uruguai, mas também dos portugueses que vivem fora de suas fronteiras e que são um importante pilar para o governo português. Acrescentou ainda que estes encontros são um exemplo claro do que os portugueses podem dar, e deixou o desafio de que o Encontro a realizar em 2013, possa ter um contacto mais fluido com empresas e investidores. Por fim, lembrou a clara relação de amizade que existe entre Colónia e Portugal. Walter Zimmer, que discursou de seguida, saudou o Cônsul Honorário de Portugal na cidade. Sublinhou a importância que Colonia de Sacramento teve para Portugal no século XIX, e a importância que tem atualmente dada a sua localização na bacia do Rio da Prata, principal via do tráfego marítimo comercial na América do Sul.
Em sinal de agradecimento pela receção, José Cesário, entregou uma réplica de porcelana portuguesa ao autarca, recebendo em troca uma cópia emoldurada da declaração emitida pela UNESCO à cidade como Património Cultural da Humanidade. Um brinde com Vinho do Porto coroou este ato oficial, após o qual teve início o desfile doas ranchos folclóricos, que mostraram a sua música tradicional e os seus trajes coloridos pelas ruas da cidade até entrarem na antiga cidadela portuguesa.
Por causa da envolvência do desfile e do local, muitos de nós sentimos como se estivéssemos numa aldeia portuguesa do início do século XX. No fim do desfile, e para registar a realização do Encontro, uma placa foi descerrada no Museu Português da cidade, a que se seguiu um almoço nos jardins do teatro Bastion del Carmen nas margens do Rio da Prata. A entrega dos troféus aos vencedores do campeonato de sueca, concluiu o Encontro, tendo o primeiro, terceiro e quarto prémios sido entregues ao Centro Português de Rio Grande, e o segundo à Casa de Portugal de Porto Alegre.
De destacar ainda a dupla Manuel e Diego Soares Pereira, que ao ficarem em primeiro lugar receberam ainda uma passagem de ida e volta a Portugal. A leitura da comunicação final do Encontro foi feita pelo comendador José Serra, que recordou tudo o que ocorreu nos dois dias do encontro e logo após teve lugar a tradicional troca de presentes entre as diversas delegações. Nos discursos finais, o presidente da instituição organizadora, comendador Luis Panasco, agradeceu especialmente ao município local por toda a disponibilidade dada nas atividades de encerramento realizadas na cidade, e anunciou a realização naquela cidade, de um Encontro de Jovens Luso Descendentes do Cone Sul, a ter lugar em maio próximo.
José Cesário, por sua vez, felicitou todos aqueles que de uma forma ou de outra tornaram possível o Encontro, destacou o trabalho e a presença dos muitos jovens e saudou o autarca local por todo o apoio dado naquele dia.
A finalizar, instou a presidente do Centro Português de Rio Grande - associação anfitrião do Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso Descendentes do Cone Sul em 2013 - a fazer um convite formal para o evento do próximo ano, no qual refira que vai ser realizado na terceira semana de outubro. Antes do regresso das várias delegações às suas comunidades de origem, foi entoado o hino oficial do Encontro, da autoria do comendador José Serra - ato que marcou o encerramento oficial das atividades d o XXIV Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso Descendentes do Cone Sul.

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades