FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Londres: Portugueses abrem Academia do Bacalhau
2012-10-31

Seguindo o exemplo dos emigrantes lusitanos que, em 1968, em Joanesburgo, criaram a primeira academia, um grupo de portugueses vai abrir em Londres, no domingo, mais uma Academia do Bacalhau, espaço de tertúlias que promove os valores lusos associando-se a ações de solidariedade.

Em volta da mesa de refeição num restaurante reúnem-se os compadres e comadres (forma como se tratam os membros entre si) da Academia, que ao longo do almoço, cimentam laços de amizades, partilhando experiências e recordando os costumes nacionais, sendo que parte das receitas reverte a favor de causas de beneficência.

Em declarações à Lusa, Manuel Moura, um dos fundadores do projeto em Londres, que já tinha participado em reuniões semelhantes em Joanesburgo e no Porto, revela que começou "a falar desta ideia a várias pessoas há sete anos".
 

Apesar de se inspirar nos moldes das academias já existentes, Guilherme Rosa, outro dos fundadores da iniciativa, destaca que em Londres querem promover uma maior abertura das reuniões a outros membros, nomeadamente a pessoas de nacionalidades diferentes.

Embora o primeiro encontro se realize já neste domingo, só em Dezembro é que a Academia do Bacalhau em Londres será oficializada, numa cerimónia que contará com a presença de dirigentes de outras academias espalhadas pelo mundo.


Até ao momento, existem 52 Academias do Bacalhau sediadas em cidades de 13 países diferentes.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]  

Boas Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades