FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Uruguai: Encontro das Comunidades Portuguesas do Cone Sul realizou seminário sobre solidariedade
2012-10-24
Como tem vindo a acontecer há 24 anos, as comunidades portuguesas residentes no Uruguai, Argentina e sul do Brasil, reuniram-se para reforçar o elo de ligação os emigrantes portugueses do cone sul do continente americano...

A 13 e 14 de outubro, a Casa de Portugal de Montevideo, acolheu o XXIV Encontro das Comunidades Portuguesas do Cone Sul. O evento, que este ano esteve a cargo daquela associação do Uruguai, tem as suas raízes num campeonato de um jogo português tradicional: a sueca. Remonta ao ano de 1973, na cidade brasileira de Pelotas.
 Naquele ano, a comunidade portuguesa local, convidou os compatriotas das cidades vizinhas de Porto Alegre e Rio Grande, a realizarem um campeonato deste jogo tradicional, que seria organizada numa base rotativa. Em 1985, este campeonato ultrapassa as fronteiras do sul do Brasil, uma vez que foi convidada a participar, a comunidade portuguesa do Uruguai. A 15 de outubro de 1988, a Casa de Portugal de Montevidéu, foi a organizadora do Encontro, para o qual convidou a comunidade portuguesa na Argentina.
É esta a data de fundação dessas reuniões, que nasceu sob o nome de Encontro de Comunidades Portuguesas da Argentina, Estado do Rio Grande do Sul e Uruguai, que denominação que se manteria até 1994, quando passou a ter a denominação que impera até os dias de hoje.
Os Encontros que nasceram de um simples campeonato de cartas, tornaram-se num verdadeiro movimento político e cultural, que visa a integração, o fortalecimento dos laços entre comunidades portuguesas da região, um maior intercâmbio cultural e a troca de experiências entre as diferentes instituições. Ao longo dos anos, assaram por esses encontros, diferentes personalidades da vida política portuguesa, desde embaixadores, deputados e secretários de Estado, ao Presidente da República de Portugal, Mário Soares, em 1995.

Comunidades debateram solidariedade e inovação


Em 2004 foi decidido dar uma nova ferramenta às comunidades portuguesas do Cone Sul, e passou-se a incluir seminários culturais durante os Encontros. Assim, nesse ano na cidade de Pelotas, debateram-se temas relacionados com a história, geografia e cultura da região. Este ano, realizou-se o X Semanário Cultural, sob o tema «Solidariedade entre gerações e inovação social na comunidade Portuguesa», que teve lugar no salão Dr. Ernesto de los Campos, no edifício da Câmara Municipal de Montevidéu.
A reunião foi aberta pela presidente da Câmara, Ana Olivera que saudou os presentes e referiu-se ao secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e à ex- secretária de Estado da mesma pasta, Manuela Aguiar, como "visitantes ilustres". Homenageou ainda a comunidade portuguesa da capital do Uruguai, sublinhando que foi e é muito importante para Montevidéu. José Cesário agradeceu as boas-vindas dadas pelo governo local, bem como a concorrida presença de jovens luso-descendentes.
Moderado por Maria Manuela Aguiar, o primeiro painel discutiu «A expansão de Portugal pelo Movimento Associativo", e teve a participação da socióloga e professora catedrática Maria Beatriz Rocha Trindade falou sobre «Associativisto: construindo o futuro a partir do passado».
Participaram ainda a professora universitária Nassalete Miranda que falou sobre «A mulher portuguesa e o empreendedorismo cultural feminino»; Rita Gomes, presidente da Associação Mulher Migrante que discutiu a «Participação ativa das mulheres nas estruturas associativas". Ainda neste painel, as professoras Regina Lucia Reis de Sá Brito Fiss e Maria Roselaine da Cunha Santos falaram sobre «A busca da manutenção da identidade e da cultura do portuguesa através dos jovens luso-descendentes». A primeira parte do seminário foi concluída por Anna Lucia Dias Morisson de Azevedo que apresentou o tema «Arquitetura de origem açoriana na cidade de Rio Grande - Brasil».
O segundo painel teve a participação de Alejandra Allo e Daniel Amado, da Associação Portuguesa de Comodoro Rivadavia, Argentina, que falaram sobre o  "trabalho intergeracional", na associação a que pertencem. Raquel Carinhas, apresentou um trabalho sobre o «Projeto Avós e Netos», realizado pelo Instituto Camões en Montevidéu e pela Casa de Portugal daquela cidade, e que versou em torno do encontro de gerações e a troca de experiências generacionais.
A fechar o painel, Lara Silva falou sobre as "ações de promoção da cultura e de motivação dos luso-descendentes no Centro Cultural de Ijuí". O seminário foi encerrado pelo secretário de Estado José Cesário, que felicitou a Casa de Portugal de Montevidéu pela organização, bem como os expositores da Associação Portuguesa de Comodoro Rivadavia e do Centro Cultural Português de Ijuí. Destacou ainda o trabalho realizado pela Associação Mulher Migrante em todo o mundo, e felicitou Raquel Carinhas pelo excelente trabalho realizado no Projeto Avós e Netos. Ressaltou que Portugal está nos primeiros lugares da cultura por meio das ações na área da lusofonia.
Antes do encerramento do seminário foi assinado um protocolo entre o Instituto Camões, representado por José Cesário, e a Casa de Portugal de Montevidéu, representado pelo seu presidente Luis Panasco, que tem por objetivo promover o ensino da língua portuguesa na cidade de Montevidéu.

Martin Fabian D'Oliveira
No Encontro das Comunidades Portuguesas do Cone Sul
Cidade de Montevidéu

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades