FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
47º Aniversário da Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória
2012-09-03
Decorreu em Pretoria a celebração do 47º Aniversário da ACPP - Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória. Reconhecido o trabalho da AICEP junto daquela comunidade.

Um dos quatro eixos estratégicos da diplomacia económica naquele País foi a activação da comunidade portuguesa para parcerias com empresas nacionais e esta experiência tem sido um sucesso não só junto da comunidade portuguesa residente em Pretória como em Joanesburgo.

Neste momento há parcerias nos sectores da construção e obras públicas, tecnologias de informação e comunicação, energias renováveis, ferroviário,  automóvel, alimentar, entre outros.

Os restantes três eixos da estratégia para a diplomacia económica na África do Sul foram: o reforço da cooperação institucional com as autoridades e entidades Sul-africanas, onde como exemplo máximo temos o MOU com a Gauteng Growth and Development Agency; a cooperação com o Mercantile Bank para o apoio a iniciativas empresariais, ou a articulação com o IDC, Industrial Development Corporation que é um banco de desenvolvimento; a divulgação frequente junto das empresas Sul-africanas da oferta de produtos e serviços portugueses; e a melhoria da estratégia de comunicação com a divulgação atempada de oportunidades, realização de documentos sobre o mercado, a acção do jornal Expresso,  a acção com Mercantile Bank e com a CGD em Portugal junto das empresas portuguesas.

João Pedro Pereira, responsável pelo ponto de rede da AICEP na África do Sul, recebeu uma medalha de reconhecimento pelo trabalho junto daquela comunidade.

AICEP Portugal Global, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades