Lisboa - As remessas dos emigrantes portugueses no Brasil cresceram 25,2% no primeiro semestre deste ano em comparação com igual período do ano passado, segundo as contas do Portugal Digital com base nos números compilados pelo Banco de Portugal.
De janeiro a junho chegaram a Portugal, provenientes do Brasil, 4,96 milhões de euros, valor que compara com os 3,96 milhões enviados na primeira metade do ano passado.
As remessas registadas a partir do Brasil em junho foram de 633 mil euros, menos do que os 740 mil euros de maio. No entanto, o valor do mês de junho supera os 463 mil euros do mesmo mês de 2011, conforme mostram os dados do último boletim estatístico do Banco de Portugal.
Junho foi o segundo mês mais fraco em relação ao envio de dinheiro dos portugueses residentes no Brasil, ficando apenas acima dos 627 mil euros remetidos em fevereiro. O mês em que os emigrantes lusos no Brasil foram mais "generosos" foi janeiro, com remessas de quase 1,2 milhões de euros.
No ano passado as remessas dos emigrantes portugueses no Brasil totalizaram 8,7 milhões de euros, tendo o melhor registo sido alcançado em julho, com 1,18 milhões de euros.
No total do primeiro semestre, as remessas dos portugueses espalhados pelo mundo ascenderam a 1,27 mil milhões de euros, com um crescimento de quase 16% em comparação com o período homólogo de 2011.
No que respeita apenas ao mês de junho, dos 226 milhões de euros de remessas, a maior parte, no valor de 69,5 milhões, veio dos emigrantes portugueses em França, seguidos da comunidade na Suíça, com 52,4 milhões de euros de remessas.
Jorge Coelho
Portugal Digital, aqui.