Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Banca reforça campanhas para emigrantes
2012-08-09
Vários bancos estão a promover produtos de poupança de modo a captar recursos dos emigrantes.

Catarina Melo  

Todos os anos, o cenário repete-se. Com a chegada do mês de Agosto, são milhares os emigrantes que chegam a Portugal para visitar os familiares e "recarregar baterias". Tradicionalmente, são também muitos os portugueses residentes fora do país que aproveitam esse regresso para tratar das suas poupanças. Atentos a esta realidade, os bancos normalmente reforçam nesta altura as campanhas de produtos de poupança vocacionados para esse universo. Este ano não é excepção. Basta visitar os sites dos bancos ou estar atento aos espaços publicitários dos meios de comunicação para constatar isso mesmo. Nos sites dos oito maiores bancos a operar em território nacional, seis deles apresentam em grande destaque produtos de poupança vocacionados para emigrantes.

Isto acontece porque os emigrantes são uma alternativa importante para os bancos conseguirem captar recursos, sobretudo numa altura em que lutam para cumprir com a meta para os respectivos rácios de crédito/depósito de 120% até 2014. Recorde-se que, de acordo com os dados do Banco de Portugal, as remessas dos emigrantes cresceram 17,7% nos primeiros cinco meses deste ano face ao período homólogo de 2011, atingindo os 1.049,3 milhões de euros. 

Económico, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades