FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Curta-metragem portuguesa vence prémio em Nova Iorque
2012-07-03
«Celeste», de José-Maria Norton, ganhou o Buzz Award no Manhattan Film Festival

«Celeste», curta-metragem de José-Maria Norton passada na comunidade portuguesa de Newark, Estados Unidos, ganhou o prémio «Buzz» do Manhattan Film Festival, em Nova Iorque, disse à agência Lusa o realizador.

O prémio foi entregue domingo na cidade norte-americana, durante a conclusão do festival, ao jovem realizador e aos atores Joana Pais de Brito (também co-argumentista) e Dinarte Freitas.

«O Buzz Award, no fundo, é [entregue ao] filme que gerou mais burburinho, o filme mais falado durante o festival», disse à Lusa o realizador.

«Tendo havido 144 filmes em competição, dá um certo orgulho que um filme falado em português tenha gerado mais interesse do que qualquer outro», adiantou.

Um visionamento de «Celeste» foi o evento culminante, no sábado, de um mês de atividades destinadas a divulgar o ambiente de «criatividade, cultura e negócios» em Portugal.

Depois de uma primeira passagem no Lucerne International Film Festival, o filme foi exibido esta segunda-feira no New York SummerFest, na categoria Novos Realizadores, e aguarda resposta de outros 15 festivais a que se candidatou.

O filme de 30 minutos foi rodado inteiramente nos Estados Unidos, mas é falado principalmente em português. Narra a história de uma imigrante portuguesa «sonhadora e devotamente católica» na comunidade portuguesa de Newark nos anos 1980

Classificado pelo realizador como um «thriller sobrenatural e psicológico», o filme foi financiado por um empréstimo pessoal contraído por Norton, juntamente com crowd-funding, através do site Kickstarter.

Recebeu um convite do Sundance Film Festival para potencial inclusão na edição deste ano, mas acabou por não ser selecionado.

O próximo projeto de José-Maria Norton é uma longa-metragem em fase de escrita, baseada em factos verídicos ocorridos em Portugal, mas filmada nos Estados Unidos.

TVi24, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades