FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Empresário português radicado na Holanda traz inovação e investimento para Portugal
2012-06-28

Por Almerinda Romeira Foto/DRJoão Mena de Matos, português, residente na Holanda, vencedor da edição de 2011 do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, tenciona abrir um segundo Centro de Treino Avançado para Equipas Médicas em Portugal, confirmou o próprio ao PME NEWS por ocasião da inauguração do seu primeiro centro no campus do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.  


Este segundo centro localizar-se-á na "região do Porto" e o empreendedor, designer industrial de formação, está, neste momento, na fase de análise com vista à definição da localização exacta nesta região do Norte-litoral do país.

João Mena de Matos decidiu trazer para Portugal, onde viveu até ter ido estudar para a Holanda em 1980, o projeto que implementou no país das tulipas através da sua empresa MedSim. Mas o seu horizonte é muito mais vasto. "As potencialidades de um centro em Portugal são enormes", salienta, adiantando que Portugal poderá vir a ser um "ponto base de apoio" para o crescimento do projeto em países lusófonos e da América Latina, devido à proximidade linguística e cultural do país com estes dois pontos do mundo e a atenção dada nos tempos mais recentes pelo país à inovação.

A instalação da MedSim em Lisboa e na região do Porto funcionará, assim, como alavanca para a expansão da atividade para outros países de língua oficial portuguesa, nomeadamente o Brasil, em paralelo com os planos para abertura de centros em outros continentes.

O centro agora inaugurado no campus do Hospital Santa Maria representa um investimento de 15 milhões de euros e estima-se que permitirá criar cerca de 60 postos de trabalho. João Mena de Matos entende que "a parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa constitui um marco determinante do que será a MedSim em Portugal como centro de excelência, empreendedorismo e prestígio".

Oje, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades