FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Aumenta o número de portugueses com mais de 50 anos que saem do país
2012-06-08
Há cada vez mais portugueses com mais de 50 anos a sair de Portugal, partem à procura de trabalho, em especial no sector da construção civil. Só ao Luxemburgo, chegaram mais de 10 mil portugueses o ano passado.

Por causa da crise, muitos portugueses procuram a escapatória da emigração. Tem-se falado muito dos jovens recém-licenciados, mas o estrangeiro está também a ser procurado por quem tem mais de 50 anos.

A TSF verificou essa tendência junto de fontes no Luxemburgo e também na Suíça, onde Manuel Beja, conselheiro permanente da comunidade portuguesa, nota que há quem esteja de regresso e que muitos dos que partem estão nesta faixa etária, seja pela primeira vez ou numa segunda experiência de emigração.

Também no Luxemburgo se deteta esta tendência. José Coimbra que preside à comunidade portuguesa neste país diz-nos quais os sectores com mais oferta e procura.

«A construção continua a absorver alguma mão de obra, a restauração e os hotéis», explica José Coimbra, adiantando que o conhecimento das línguas é fundamental.

TSF, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades