FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Comunidade portuguesa assinala no dia 10 de Junho presidência da CPLP
2012-06-06

Maputo - A comunidade portuguesa residente em Maputo vai assinalar a próxima presidência moçambicana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) nas comemorações do 10 de Junho de 2012, disse hoje (quarta-feira) à Lusa a cônsul de Portugal, Graça Gonçalves Pereira. 

Nas festividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o consulado geral de Portugal entendeu incluir "uma dimensão CPLP", convidando as comunidades residentes dos seus países, em Maputo, a dar "boas vindas àquela próxima presidência (rotativa) de Moçambique", que assumirá a partir de Julho, disse a cônsul. 

No próximo domingo, durante nove horas, a Escola Portuguesa de Maputo vai acolher uma feira de gastronomia, sessões de jogos e poesias dos oito Estados-membros da CPLP, além de uma exposição sobre o escritor português José Saramago, refere o programa. 

"Nas actividades de palco, estará a nossa história secular numa dança medieval portuguesa, o fado, património mundial da Humanidade, dançado numa coreografia belíssima", exemplificou Graça Gonçalves Pereira.

Haverá igualmente uma exposição, onde estarão presentes, pelo menos, 65 empresas portuguesas ou com capital português, que pretendem "reflectir a polivalência da presença portuguesa" em Moçambique, "num ano que tem sido difícil" para Portugal, disse a cônsul. 

A elevada presença de empresas portuguesas nas comemorações do 10 de Junho visa "demonstrar a capacidade secular de ultrapassar dificuldades, com os olhos postos no futuro, de novo procurando os horizontes da internacionalização num mundo cada vez mais global", disse Graça Gonçalves Pereira. 
 
Também haverá um espaço institucional, que servirá de espaço de partilha das actividades entre as instituições apoiadas pelo consulado geral de Portugal no âmbito da sua responsabilidade.

Angola Press, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades