FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Empresas portuguesas à procura de oportunidades nos EUA
2012-04-15

Cerca de 20 empresas e entidades públicas portuguesas chegam hoje aos Estados Unidos à procura de oportunidades de negócio em Nova Jérsia, Nova Iorque e em Miami, iniciativa da Embaixada norte-americana em Lisboa.

A comitiva inclui algumas empresas já presentes nos Estados Unidos, como a Brisa, a Efacec, a Critical Software e a têxtil Lameirinho, e outras como a DST Renováveis, Douro Azul, CIN ou A. Silva Matos.

O ponto de partida será um jantar hoje em Nova Iorque no restaurante Aldea, do 'chef' luso-americano George Mendes, onde estará presente o embaixador de Portugal, Nuno Brito, e o embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, Allan Katz.

Para segunda-feira está previsto um simpósio no New Jersey Institute of Technology, com a presença do 'mayor' de Newark, Cory Booker, além dos dois embaixadores.

Ainda no Estado vizinho de Nova Iorque, onde reside uma das maiores comunidades de portugueses nos Estados Unidos, a delegação irá visitar um "caso de sucesso" empresarial português, a Padaria Vieira's, e a Câmara de Comércio Luso-Americana de Nova Jérsia.

Para terça-feira está prevista uma visita à Bolsa de Nova Iorque, onde irá ser tocado o sino de abertura da sessão e um encontro no Citi Bank sobre o acesso aos mercados africanos.

No mesmo dia, o Banco Espírito Santo será anfitrião de um almoço sobre oportunidades de negócio.

Na quarta-feira tem início o programa em Miami, Flórida, com uma receção pelo Porto de Miami e um encontro com a comunidade empresarial local, em que participa o subsecretário do Departamento do Comércio norte-americano Francisco Sanchez.

Para quinta-feira está previsto um simpósio sobre "Fazer Negócios em Flórida e Miami-Dade: A Experiência Portuguesa", com intervenções de responsáveis da Enterprise Florida e empresários e gestores portugueses locais.

O superintendente das escolas do condado de Miami-Dade, o luso-americano Alberto Carvalho, será o anfitrião de um jantar para a delegação, que irá também receber no dia seguinte, sexta-feira.

Ainda nesse dia, último do programa, terá lugar uma visita à sede do condado de Miami-Dade e ao 'mayor' Carlos Gimenez, e também ao projeto de telecomunicações 'NAP of the Américas'.

A comitiva empresarial tem como parceiros a Enterprise Florida, cidade de Newark, Aicep Portugal Global, Banco Espírito Santo, Câmara de Comércio Luso-Americana, Condado de Miami-Dade, Universidade de Ciência e Tecnologia de Nova Jérsia, Citi Bank, Akerman, Caixa Geral de Depósitos, Porto de Miami, TAP e Câmara de Comércio Portugal-Flórida.

Na comitiva participam ainda representantes das empresas VivaFit e BodyConcept, além de elementos da Fundação Luso-Americana e da sociedade de advogados J.A. Pinto Ribeiro Associados.

O Algarve é representado pela Câmara de Tavira, Parque Empresarial de Tavira, Globalgarve e Universidade do Algarve.

Lusa / SOL, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades