FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
EUA: Festival Português de Boston volta a divulgar a cultura tradicional e contemporânea
2012-04-27
Um concerto de música clássica, uma conferência sobre literaturas em língua portuguesa, um ciclo de cinema e uma exposição fotográfica sobre o fado são alguns dos eventos do Festival Português de Boston, que entre 3 de maio e 17 de junho vai “divulgar a cultura portuguesa contemporânea, sem esquecer as tradições, como explica o Cônsul-geral de Portugal em Boston, Paulo Cunha Alves. Mas na sétima edição deste Festival que já faz parte da vida cultural de Boston, no estado de Massachusetts, não vão faltar os eventos que têm sido sucesso de público nas edições anteriores, como o Show do Cavalo Lusitano, a Regata dos Botes Baleeiros dos Açores e a Parada do Dia de Portugal.

Promovido pelo Consulado Geral de Portugal em Boston, o Festival reúne uma programação diversificada e apresenta este ano algumas novidades, a pensar num público eclético e que não se centre apenas na comunidade portuguesa dos estados de Massachussets e Rhode Island. "O Festival já chega ao público americano. Quando começou atingia principalmente a comunidade portuguesa de Boston e Fall River, mas com o passar dos anos e uma maior divulgação, chegou ao público americano e a outras etnias. E tem ajudado a dar a conhecer Portugal", revela Cônsul-geral de Portugal em Boston, Paulo Cunha Alves.
Por esse motivo, o programa desta sétima edição do Festival Português de Boston - que tem por objetivo promover e celebrar a cultura e herança portuguesas mas também as expressões culturais contemporâneas, junta aos eventos tradicionais, outros a pensar num público mais vasto. É o caso do evento de abertura do Festival, a 3 de maio, com a realização de um recital de música clássica portuguesa, centrado em peças dos compositores Fernando Lopes Graça e Luís de Freitas Branco.
"Temos um pouco de tudo, e alguns eventos como a Regata ou o show do Cavalo Lusitano terão maior presença de jovens, diz Paulo Cunha Alves que destaca ainda a exposição sobre «Fado Vadio», "um estilo musical que os americanos ainda pouco conhecem e que queremos divulgar, numa altura em que o Fado é Património da Humanidade", acrescenta. A exposição é inaugurada a 16 de Maio, com a exibição do filme «Fados», do cineasta Carlos Saura. "É este o esforço que fazemos: divulgar o Portugal moderno, a cultura portuguesa contemporânea, mas sem esquecer as tradições", sublinha.
Este ano é esperado um público "de 5 a 6 mil pessoas", adianta o diplomata português, lembrando que só a Parada do Dia de Portugal, que encerra o Festival, a 17 de Junho, "atrai muita gente". "E já chegamos a ter cerca de mil pessoas a assistir o Show do Cavalo Lusitano", revela ainda reforçando o " objetivo claro" de reunir cada vez mais público "para que o Festival se torne ainda mais conhecido". Algo que tem vinda a ser conseguido, defende o diplomata, dando como exemplo "o interesse de muitas pessoas com amigos portugueses que nos contactam com vontade de saber mais sobre Portugal".
E num ano de crise económica, nem mesmo a redução dos apoios financeiros vindos de Portugal colocou em causa a organização do Festival Português de Boston. "Neste momento, temos praticamente garantidos todos os fundos para o Festival deste ano", revela Paulo Cunha Alves que compensou a diminuição das verbas oriundas de Portugal, "com muitos apoios dos empresários portugueses e luso-descendentes da área de Massachusetts". 
Essa é, aliás, uma das metas do diplomata: descentralizar a organização e envolver a comunidade e os empresários portugueses. "É importante que sejam eles a assumir o Festival, e que este, com o passar dos anos, se autonomize, embora seja bom que Portugal continue a apoiá-lo", defende. Por esse motivo, o diplomata tem-se empenhado no envolvimento dos clubes e associações portuguesas da sua área consular e diz que têm participado cerca de 50 instituições. "Na Parada do Dia de Portugal, participam 98% das instituições associativas portuguesas", revela. A programação completa do Festival pode ser consultada em www.bostonportuguesefestival.org 
Ana Grácio Pinto
apinto@mundoportugues.org

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades