O mestrado em Migrações Internacionais prepara para funções de assessoria e coordenação de projectos em organismos públicos, organizações não-governamentais, instituições internacionais e empresas, nas áreas das migrações e da integração. O currículo é interdisciplinar, combinando contributos da sociologia, da demografia e das ciências sociais em geral, bem como do direito e das políticas públicas.
As temáticas tratadas incluem:
tipos de migrações internacionais e seus impactes demográficos, sociais, políticos, económicos e culturais, tanto nas sociedades de origem como nas de destino;
processos de integração social dos imigrantes nas sociedades de destino;
políticas públicas e mecanismos jurídicos de regulação dos fluxos migratórios e de promoção da integração dos migrantes, numa perspectiva comparada;
evolução da emigração portuguesa e da imigração para Portugal.
O programa, com uma duração de dois anos e 120 créditos (ECTS), inclui disciplinas obrigatórias e opcionais, temáticas e de formação técnico-metodológica. Pode ser concluído com uma dissertação académica ou com um projecto de aplicação dos conhecimentos adquiridos. Tanto a dissertação como o projecto de aplicação podem ser realizados no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL).
Tem como destinatários:
estudantes que queiram prosseguir a sua formação no segundo ciclo;
técnicos que pretendam desenvolver as suas competências de gestão e análise das migrações internacionais;
profissionais da comunicação social que pretendam ampliar os seus conhecimentos sobre as migrações internacionais.
Aos alunos que concluam o primeiro ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados em Migrações Internacionais, com 60 créditos (ECTS).
Estão disponíveis quatro bolsas, no valor de 50% da propina, para os candidatos admitidos com maior pontuação.
A coordenação do Mestrado é assegurada por Beatriz Padilla.
Mais informações aqui.