FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Reino Unido prepara plano para controlar imigração em caso de colapso do euro
2012-05-26
O Governo do Reino Unido está a preparar planos de contingência para controlar um eventual aumento significativo da imigração da Grécia e de outros países comunitários, como Portugal, em caso de colapso do euro.

Numa entrevista publicada na edição de hoje do jornal "Daily Telegraph",  a ministra do Interior, Theresa May, adiantou que o Governo está a trabalhar  para fazer frente a um grande movimento de pessoas na Europa caso a zona  Euro entre em colapso. 

"Como em qualquer área da governação, é aconselhavel fazer planos de  contingência. É um trabalho que estamos a fazer", disse Theresa May. 

Questionada sobre se será possível ao Reino Unido restringir a entrada  de imigrantes em caso de emergência económica, a ministra sublinhou:"Teremos  planos de contingência". 

As autoridades britânicas estimam que muitos cidadãos comunitários,  que têm direito de livre circulação na União Europeia, procurem o Reino  Unido para trabalhar perante as dificuldades económicas nos seus países.

A ministra não especificou o tipo de medidas que poderão ser adotadas,  adiantando que o Governo "olha com atenção para as tendências da imigração  das economias em dificuldade". 

Acrescentou que, de momento, não há sinais que indiquem que se registou  um aumento da imigração, mas ressalvou que "é difícil prever como evoluem nas próximas semanas". 

O "Daily Telegraph" adianta que o Governo poderia impôr restições ao  trabalho de estrangeiros no Reino Unido através da exigência de visto. 

O jornal estima que se a Grécia for obrigada a abandonar a moeda única  europeia, a crise poderá alargar-se a outros países com economias em dificuldades,  como Espanha, Irlanda e Portugal. 

O Reino Unido está entre os principais destinos da emigração portuguesa  nos últimos anos. 

O investigador português da Universidade de Manchester José Almeida  estima que a emigração portuguesa para o Reino Unido está no nível mais  elevado das últimos 30 anos. 

Baseando-se no número de inscrições na segurança social, essencial para  todos os candidatos a um emprego no Reino Unido, José Almeida estima que  desde 2007 tenham chegado anualmente cerca de 12 mil portugueses.  

Nos anos 1990 o número de registos anuais oscilava entre 2.500 e os  4.000, numeros que ultrapassaram os 10 mil/ano a partir de 2002-2003. 

As estatísticas oficiais britânicas apenas contam cerca de 100 mil portugueses  a viver no Reino Unido, mas as autoridades portuguesas estimam que a comunidade  ultrapasse os 350 mil.  

Lusa, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades