FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
"É importante garantir que a TAP continue uma empresa bandeira"
2012-05-27
O ministro da Economia disse em Singapura que essencial é manter TAP como "empresa bandeira".

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, defendeu em Singapura que o essencial no processo de privatização da TAP é manter a empresa como companhia de bandeira em Portugal, sem manifestar preferência por um parceiro europeu ou asiático.

Álvaro Santos Pereira juntou-se à comitiva do Presidente da República que realiza até segunda-feira uma visita oficial a Singapura e foi questionado sobre o apelo feito por Cavaco Silva para que as empresas do sudeste asiático examinem "cuidadosamente" as potencialidades do país, nomeadamente nos processos de privatização da ANA e TAP.

"Para nós o mais importante é garantir que a TAP continue a ser uma empresa bandeira em Portugal, que o 'hub' [centro de conexão de voos] de Lisboa seja mantido, porque nós somos uma porta muito importante quer para África, quer para o Brasil, e é muito importante que a TAP continue a desempenhar e reforçar este papel", disse, em resposta à pergunta se preferiria um parceiro asiático ou europeu para a transportadora aérea nacional.

O ministro da Economia sublinhou que o "o segredo é a alma do negócio" nos processos de privatizações, mas admitiu que o Governo tem interesse em explorar "todas as potencialidades".

"Havendo interesse das autoridades de Singapura, teremos todo o interesse também em falar com essas empresas", afirmou, dizendo que essencial será ter mais investimento de Singapura em Portugal e um aumento das exportações lusas para este território.

Falando aos jornalistas durante uma recepção com a comunidade portuguesa em Singapura, Álvaro Santos Pereira, que foi também ele emigrante durante muitos anos no Canadá, garantiu que se sente tão à vontade "com portugueses da diáspora ou de Portugal".

"É muito importante acarinharmos mais a nossa diáspora, até o valor económico da nossa diáspora", disse, acrescentando que esse tem sido um apelo constante do Presidente da República.

Cavaco Silva realiza até segunda-feira uma visita oficial a Singapura, a etapa final de uma deslocação de dez dias que começou em Timor-Leste e continuou na Indonésia e na Austrália, estando o regresso do Presidente a Lisboa marcado para terça-feira.

Económico, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades