O Presidente da República, Cavaco Silva, anunciou hoje em Sidney que o Governo vai tomar medidas para melhorar o ensino do português na Austrália, apelando à comunidade lusa neste país para que dê a conhecer o "Portugal real".
"Para que os vossos filhos e os vossos netos continuem a falar português e sintam a vontade de conhecer a terra das suas raízes, o Governo irá tomar medidas para melhorar o ensino do português na Austrália", anunciou o chefe de Estado, numa receção oferecida à comunidade portuguesa na Austrália, no âmbito da visita de Estado que realiza a este país desde sexta-feira.
Num jantar com cerca de 500 pessoas, o Presidente da República reiterou o apelo que antes tinha dirigido a um conjunto de empresários portugueses na Austrália.
"Quero exortar-vos a que sejam embaixadores de Portugal na Austrália. Dêem a conhecer o Portugal real, que é muito diferente daquele que, por vezes, tão imprecisa ou negativamente é retratado", disse, retomando uma mensagem que lançou pela primeira vez no seu discurso na sessão solene do 25 de Abril na Assembleia da República.
Cavaco Silva sublinhou ainda que esta sua deslocação à Austrália, cuja agenda oficial terminou hoje com a receção à comunidade portuguesa - estimada em cerca de 50.000 pessoas -, representa o compromisso de visitar regularmente as comunidades de portugueses no estrangeiro.
"Os australianos têm uma ambição que é do tamanho deste país continente. De terras inóspitas, fizeram cidades de extraordinária beleza", afirmou, destacando o prestígio de que goza a comunidade portuguesa na Austrália.
Sobre Portugal, o Presidente reafirmou um discurso que tem reiterado ao longo desta viagem: "Portugal atravessa hoje dificuldades que são conhecidas. Mas é, indiscutivelmente, um lugar de oportunidades, uma terra em que existe ambição e coragem".
Jornal i, aqui.