FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Comité de promoção de Portugal no Norte de França “atento” às permanências consulares
2012-03-07
Comité de Promoção de Portugal e da Lusofonia no Norte-Pas-de-Calais, região que passou a integrar a área consular de Paris após o encerramento, em Janeiro, do vice-consulado em Lille, realçou que vai “manter-se atento” ao funcionamento das permanências consulares.

A rede de permanências (ou presenças) consulares, traduzidas nas deslocações regulares de funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros às áreas não cobertas por consulados ou vice-consulados, foi ampliada e reajustada na sequência do fecho dos vice-consulados de Portugal em Lille, Clermont-Ferrand e Nantes, sendo que algumas já foram iniciadas esta semana.
Em declarações à agência Lusa, Bruno Cavaco, presidente e fundador desta coordenação de associações que pretende "estreitar os laços entre a comunidade portuguesa e o seu país, garantiu que o comité estará atento à forma como vão funcionar as permanências consulares nesta zona para que a comunidade portuguesa não seja esquecida e continue a ter acompanhamento.
Tal como salientou este responsável associativo, a coordenação de associações "vai continuar em diálogo com as câmaras de Roubaix e Tourcoing, que vão ceder as instalações para as permanências, e continuaremos a ser os porta-vozes da comunidade". Para o líder desta coordenação de associações, e no que diz respeito a este tema, "ainda há algumas questões por esclarecer, nomeadamente que tipo de actos será possível realizar em cada permanência e garantir que depois de uma ou duas vezes, determinada permanência não deixa de ser feita".
Noutro âmbito e após uma recente reunião em Roubaix, o comité discutiu ainda dois projectos que tem em mãos: a iniciativa "Abril com as cores do Porto e de Guimarães no Norte-Pas de Calais" e a organização de uma delegação do grupo à cidade do Porto no final de 2012. Tal como sublinhou o líder federativo, Bruno Cavaco, estes dois projectos pretendem estimular e reforçar intercâmbios económicos, culturais e turísticos entre Portugal e França.    

Mundo POrtuguês, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades