FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Londres volta a ser eleita como destino da emigração portuguesa
2012-03-05
Os portugueses estão a voltar à emigração e Londres é uma das cidades mais procuradas. A única agência de emprego portuguesa na capital do Reino Unido viu o número de emigrantes portugueses triplicar nos últimos meses, incluindo de pessoas qualificadas dispostas a recomeçar a vida por baixo. Nos últimos três meses uma média de 80 a 100 pessoas por dia procuram emprego na empresa do português Domingos Cabeças.

É o regresso à emigração em massa dos portugueses face à crise que se vice no país e diariamente são centenas os que partem à procura de emprego além-fronteiras tendo grande parte como destino a cidade de Londres.

"Nos últimos três meses tenho tido uma média de 80 a 100 pessoas por dia procurando emprego", revelou Domingos Cabeças, responsável pela única agência de emprego portuguesa existente na capital inglesa, à agência Lusa acrescentando ainda que a média anterior rondava as 20 a 30 pessoas.

O problema é que a maioria dos portugueses se apresenta sem conhecimentos da língua inglesa e sem experiência no tipo de oportunidades existentes no momento como são o trabalho em restaurantes, na limpeza de escritórios ou hotéis ou na construção civil.

"Vêm em condições de buscar qualquer coisa para se orientarem ao princípio e depois com o tempo irão melhorar o estado de vida. É difícil para pessoas que têm profissão, mas que não podem exercer derivado à língua ou derivado a ser o primeiro emprego aqui e é aí que temos dificuldade de colocar essas pessoas porque não têm experiência para as nossas vagas", justificou o responsável da agência Neto.

Só que esse tipo de pessoas também não são do agrado dos patrões que não estão interessados em contratar empregados que apenas pretendem ficar até arranjarem algo melhor.

O estabelecimento só abre às 9 horas, mas as filas começam a formar-se mais cedo e a sala enche-se rapidamente quando se sabe que a espera pode ser longa e sem garantias de sucesso.    

RTP, booking, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades