FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
GaCS: Governo dos Açores assina memorando com o CAST para ensino da língua portuguesa nos Estados Unidos da América
2012-01-31

A Diretora Regional das Comunidades assina hoje, em Wakefield, Massachusetts, um memorando de entendimento com o Cast - Center for Applied Special Technology para a criação da plataforma online para o ensino da língua portuguesa.

O programa "Universal Design for Learning and Teaching of the Portuguese Language Worldwide" tem ainda como parceiros da Direção Regional das Comunidades, a Universidade dos Açores, o Portuguese World Language Institute da Universidade de Lesley, e destina-se a promover a colaboração internacional no desenvolvimento de materiais didáticos, universalmente concebidos para melhorar e maximizar as oportunidades de aprendizagem da língua portuguesa em todo o mundo.

O Governo dos Açores, através do Secretário Regional da Presidência, tem estabelecido, ao longo dos anos, parcerias com universidades e escolas ligadas ao ensino do português, ao nível do fenómeno da emigração e da valorização de uma identidade cultural positiva, aproveitando e potenciando, para além da posição geoestratégica dos Açores no mundo, a sua ligação com os Estados Unidos, Canadá, Brasil e outros países de língua portuguesa.

Através do desenvolvimento deste programa, o ensino do português no mundo será feito através de uma estrutura educacional inovadora, com base na pesquisa em ciências de aprendizagem flexíveis que podem acomodar diferenças individuais de iniciativas de ensino.

A Diretora Regional das Comunidades, que se encontra em visita de trabalho junto das comunidades emigrantes açorianas da Costa Leste dos Estados Unidos, tem estabelecido contactos com diversos organismos, junto dos quais tem divulgado os materiais do programa LEGAL - Legalization Effort of the Government of the Azores and Logistics.

Graça Castanho, para além da apresentação dos objetivos e os propósitos do programa LEGAL, está a desenvolver esforços no sentido de explicar aos emigrantes açorianos os contornos e os problemas inerentes à deportação para os Açores e para as comunidades e países de acolhimento, sublinhando neste seu esforço a importância de aspetos a ter em conta no momento de solicitar a naturalização.

Ainda no decorrer das atividades que a Diretora Regional das Comunidades está a desenvolver junto da comunidade açoriana, Graça Castanho trabalhará com o Gabinete do Xerife de Bristol County no sentido de um entendimento com vista aos termos de um protocolo a estabelecer entre estas duas entidades.

A estratégia definida no Simpósio Internacional sobre Direitos Humanos e Qualidade de Vida das Comunidades Falantes do Português nos EUA e Canadá, realizado em Novembro último, é o tema para a reunião que Graça Castanho, no final da sua visita, vai manter com a MAPS-Massachusetts Alliance for Portuguese Speakers, com o objetivo de dar seguimento a esse trabalho.


GaCS/LFC 

Correio do Norte, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades