FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2012
Centro português de Londres já funciona
2012-01-18

A abertura do Centro Português de Apoio à Comunidade Lusófona em Londres esta semana começou a ser divulgada e já levou algumas pessoas às novas instalações.

Cristina, uma das voluntárias, disse à agência Lusa que no período de atendimento, esta manhã, já tinha sido recebida uma pessoa e que havia uma outra marcação.

Os assuntos variam, explicou, desde questões burocráticas, como a abertura de uma conta bancária, a pedidos de ajuda para obter apoio social.

Na segunda-feira, o funcionamento do centro arrancou com um "curso gratuito de valorização profissional" para desempregados interessados em trabalhar nas áreas de hotelaria ou restauração que irá durar 10 semanas.

Este mês, serão também organizados vários "consultórios de aconselhamento legal" e uma palestra sobre direitos laborais, jurídicos ou civis, como o registo de nascimento ou a transferência da carta de condução.

A prioridade, avançaram os responsáveis, será ajudar no acesso ao emprego, uma das questões que mais preocupam a comunidade portuguesa residente em Londres.

O centro comunitário foi criado após a aprovação pelo município londrino de Lambeth de um fundo no valor de 500 mil libras (572 mil euros), em outubro de 2009.

Começou a organizar atividades em abril, nomeadamente cursos de inglês, informática e português, mas só agora tem instalações próprias em Kensington, no sul de Londres.

As várias salas estão, por enquanto, vazias e estão projetadas algumas obras de requalificação do espaço.

Além da comunidade portuguesa, o centro estará aberto para apoiar também outras comunidades de países lusófonos residentes em Lambeth.

bomdia.be, aqui.    

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades