FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Secretário de Estado José Cesário visita Alemanha e Holanda
2011-12-21

 

Lisboa, 21 dez (Lusa) -- O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas realiza, entre hoje e quinta-feira, uma viagem à Alemanha e Holanda, segundo um comunicado do gabinete de José Cesário, num momento em que a comunidade portuguesa protesta pelo encerramento de postos consulares.

Hoje, o secretário de Estado reúne-se com os cônsules-gerais de Portugal em Dusseldorf e Estugarda (Alemanha) e, posteriormente, realiza uma visita ao vice-consulado português em Frankfurt e tem um encontro com o conselho consultivo desta área consular.

Na agenda de hoje está também programado um encontro com o conselho consultivo e elementos representativos da comunidade em Estugarda, segundo a nota.

Na quinta-feira, José Cesário encontra-se com o cônsul-geral português em Hamburgo, reúne-se com o docente de apoio pedagógico da área de Hamburgo e tem ainda um encontro com o encarregado de negócios da embaixada portuguesa em Haia e a encarregada da secção consular.

Esta visita acontece no momento em que ocorre a contestação da comunidade portuguesa na Alemanha contra o encerramento dos vice-consulados de Frankfurt e Osnabrück.

Os protestos contra o encerramento de postos diplomáticos também estão a acontecer em França e em Andorra (que agora terá somente um consulado honorário).

O movimento "Osnabrück Não Desiste", organizado por elementos da comunidade portuguesa, já realizou protestos contra o encerramento do vice-consulado e também anunciou uma campanha de boicote às remessas de dinheiro dos emigrantes para Portugal.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, anunciou a 16 de novembro, no Parlamento, o encerramento de sete embaixadas, entre estas Andorra, e cinco postos consulares em França (Nantes, Clermont-Ferrand, Lille) e na Alemanha (Frankfurt e Osnabrück).

 

CSR.

Lusa/fim, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades