FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Portas pede aos luso-americanos para defenderem Portugal
2011-11-12
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, considerou neste sábado o apoio da comunidade portuguesa e dos luso-americanos como “essenciais” para o sucesso de Portugal, pedindo-lhes para que “defendam” o país.

"O vosso apoio também pode ser essencial para o sucesso de Portugal. Por isso peço-vos a todos que defendam Portugal", afirmou o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, num encontro de legisladores, presidentes de câmara e vereadores norte-americanos de origem portuguesa, que decorre em Washington. 

Esta ajuda, continuou Paulo Portas, pode ser dada de várias formas, quer seja informando os norte-americanos sobre a realidade portuguesa, encorajando o investimento e o turismo americano em Portugal ou promovendo as exportações portuguesas para os Estados Unidos. 

Num discurso com elogios às comunidades portuguesas "espalhadas pelos quatro cantos do mundo", o ministro dos Negócios Estrangeiros destacou ainda o papel daqueles que foram eleitos para desempenhar funções públicas nos Estados Unidos da América, considerando tratarem-se de "um exemplo a ser seguido" e uma "fonte de inspiração". 

Apesar de na sua intervenção, feita em inglês, ter deixado uma nota sobre a situação interna portuguesa, fazendo referência ao programa de reformas estruturais que o Governo está implementar, aos jornalistas Paulo Portas tem sempre recusado fazer qualquer comentário que envolva política interna. 

Nos Estados Unidos desde terça-feira, a acompanhar a visita do Presidente da República, o ministro dos Negócios Estrangeiros tem marcado presença em todas as iniciativas do programa presidencial. 

Contudo, quando é abordado pela comunicação social, num momento em que em Portugal já é criticado por andar "desaparecido", Paulo Portas limita-se a cumprimentar os jornalistas, apressando o passo quando vê os microfones e as câmaras ligadas. 

Uma recusa em falar que é justificada pelo seu assessor de imprensa com o facto de Paulo Portas estar a acompanhar a visita de Cavaco Silva aos Estados Unidos e não querer no estrangeiro falar sobre questões internas de Portugal.

Público, aqui.    

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades