FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Directora Regional das Comunidades lançou o programa “Ao Colo da Língua Portuguesa” na Casa dos Açores da Nova Inglaterra
2011-11-10

A Directora Regional das Comunidades visitou a Associação dos "Amigos da Terceira" em Pawtucket, no Estado de Rhode Island, onde participou na homenagem aos ex-combatentes e veteranos de todas as guerras.

Neste evento, que contou com a presença de políticos locais e estaduais, patentes militares norte-americanas e um vasto grupo de ex-combatentes portugueses da guerra do Ultramar, Graça Castanho frisou a importância de homenagear homens e mulheres que deram e dão a vida pela pátria, considerando, no entanto, "que há que apostar na construção de um mundo melhor, onde o valor pela vida humana, o respeito pelos outros, a segurança e a paz suplantem os conflitos e a guerra".

A mensagem que a Directora Regional das Comunidades transmitiu, segundo a sua opinião, tem ainda "maior significado", já que aconteceu precisamente no decorrer de dois eventos que juntaram centenas de pessoas à volta da homenagem aos ex-combatentes e, ao mesmo tempo, numa jornada de angariação de fundos para o programa "Best Buddies" que, através do voluntariado jovem, desenvolve actividades de acompanhamento a portadores de deficiência. Para Graça Castanho, "este é o melhor contexto para as minhas palavras, porque aqui está representado o passado, do qual podemos retirar lições para o futuro".

A associação dos "Amigos da Terceira", conta com cerca de 800 sócios e um vasto grupo de voluntários que desenvolvem uma importante actividade junto da comunidade.

A Directora Regional das Comunidades, que se encontra nos Estados Unidos a participar no Simpósio Internacional sobre Direitos Humanos e Qualidade de Vida nas Comunidades Falantes do Português nos EUA e Canadá, organizado pelo Governo dos Açores, lançou o programa "Ao Colo da Língua Portuguesa" junto da Casa dos Açores da Nova Inglaterra.

Neste evento, que juntou pais, professores e muitos jovens, Graça Castanho explicou os objectivos do projecto e a "importância de falar a língua de comunicação de 250 milhões de pessoas", lembrando, na circunstância, que "ensinar português no lar às gerações mais jovens, falantes do Inglês, é garantir-lhes um futuro melhor e é oferecer uma ferramenta que lhes facilitará a aprendizagem de outra língua europeia mais falada no mundo - o Espanhol".

Na opinião da Directora Regional das Comunidades "as crianças, ao serem capazes de se expressar em Inglês, Português e Espanhol, podem comunicar com mais de metade da população do mundo, o que é uma vantagem que lhes garantirá melhores condições de realização pessoal e profissional no mundo global".

No programa de actividades e contactos que está a desenvolver junto da comunidade açoriana da costa leste dos EUA, a Directora Regional reuniu ainda com o Xerife Thomas Hodgson.

Presidência do Governo Regional dos Açores, Gabinete de Apoio à Comunidação Social, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades