FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
GaCS: Directora Regional das Comunidades participa nos 20 anos da Casa dos Açores de Nova Inglaterra
2011-11-06

Graça Castanho, em representação do Sr. Presidente do Governo dos Açores, participou na festa do 20º aniversário da Casa dos Açores da Nova Inglaterra, que decorreu no Centro Paroquial da Igreja de S. Francisco Xavier, em East Providence, Rhode Island, no dia 4 de Novembro.

Do Presidente da Casa dos Açores, Mário Ventura, recebeu uma placa de homenagem, atribuída a Carlos César, em reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação em prol das comunidades na diáspora. Em nome do Presidente do Governo dos Açores, Graça Castanho, por sua vez, agradeceu a distinção e deu os parabéns à instituição pela data festiva, lembrando que "a Casa dos Açores da Nova Inglaterra é uma instituição com trabalho meritório não só na preservação da cultura açoriana, mas também na área social, na integração da comunidade no país de acolhimento e na promoção dos Açores da contemporaneidade e da modernidade".

Expressando um sentimento partilhado pelas trezentas pessoas presentes na celebração, a Directora Regional das Comunidades recordou que "a Casa dos Açores com o seu dinamismo é, hoje em dia, uma referência cultural nos EUA, o que muito orgulha os Açores e as comunidades".

Graça Castanho sublinhou que "a Casa dos Açores da Nova Inglaterra, tal como as outras doze espalhadas pelo mundo, corresponde ao projecto mais importante do Governo dos Açores fora do arquipélago", frisando que estas "são o espaço ideal de congregação dos interesses dos açorianos de todas as ilhas e são os parceiros naturais para a concretização dos projectos e programas que a Direcção Regional das Comunidades promove junto das comunidades".

Nesta perspectiva, a Directora Regional das Comunidades lançou um apelo a todos os presentes: "a Casa dos Açores da Nova Inglaterra, ao ser a entidade representante máxima dos Açores, nesta área geográfica dos EUA, deve trabalhar no sentido de integrar, no seu seio, como sócios, todas as associações, clubes, filarmónicas, escolas, centros universitários, paróquias, fundações, sociedades, igrejas, órgãos de comunicação social, organizações de serviço social, todos os organismos ligados às comunidades açorianas".

Concretizando o seu ponto de vista, a responsável lembrou o "momento histórico em que nos encontramos" que representa uma "viragem, em que as Casas dos Açores não podem viver apenas dos seus associados e parceiros pontuais: Devem ser o espaço onde toda a açorianidade se reúne, sem prejuízo de cada uma das entidades per si desenvolver, no terreno, o seu próprio programa de actividades e prosseguir a sua própria caminhada".

Graça Castanho, dirigindo-se à comunidade emigrante, apresentou as actividades que a Direcção Regional das Comunidades está a desenvolver em prol desta população, destacando, em especial, "os programas Saudades dos Açores, para idosos; Reencontro de Famílias, para familiares de deportados; De mãos dadas com os Açores, para indivíduos portadores de deficiência; LEGAL, programa para promover a naturalização, evitando a deportação; Ao Colo da Língua Portuguesa; Bolsa de Estudo Dias de Melo; plataforma electrónica para ensino da Língua Portuguesa; Prémio Jornalismo; Cabaz de Natal Açoriano; Memorando de Entendimento com George Washington University; Simpósio Internacional sobre Direitos Humanos e Qualidade de Vida das Comunidades Falantes do Português nos EUA e Canadá, que irá decorrer nos próximos dias 9 e 10 de Novembro, em Cambridge, MA".

A Directora Regional das Comunidades, em nome do Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, desejou as maiores felicidades à Casa e referiu que "a data festiva do 20º Aniversário da Casa dos Açores da Nova Inglaterra constitui, sem dúvida, a altura ideal para os Açores prestarem uma justa homenagem a todos os açorianos e açorianas que, na diáspora, têm dignificado a comunidade e levado longe o nome dos Açores".


Correio do Norte, GaCS/LFC, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades