FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Austrália: vistos de trabalho mais flexíveis
2011-11-03
Os trabalhadores temporários qualificados vão passar a ter vistos mais rapidamente e com o dobro do tempo de validade para permanecer na Austrália.

Austrália decidiu acelerar o processo de vistos para os trabalhadores temporários qualificados e aumentar no dobro a sua validade, até aos seis anos, para flexibilizar as contratações, informou hoje a imprensa local.

As alterações ao regime de vistos, que entram em vigor a partir de 07 de novembro, irão beneficiar as empresas que, nos últimos três anos, contrataram pessoal ao estrangeiro.

Entre outros requisitos, as empresas devem assegurar que 75 por cento dos funcionários que integram os quadros sejam australianos, explicou a agência local AAP.

Um visto em dez dias 

 

A média de processamento dos vistos é de cerca de 22 dias, sendo "o objetivo processá-los em dez dias", declarou o ministro australiano da Imigração, Chris Bowen, em declarações citadas pela agência local AAP.

Estas mudanças vão permitir que o sistema de vistos responda aos ciclos económicos e oferecer "uma via flexível" para que os patrões "possam preencher imediatamente os lugares especializados de curto prazo e manter, ao mesmo tempo, as condições e oportunidades para os trabalhadores australianos", realçou Chris Bowen. 

No ano fiscal 2010-11 foram outorgados 54.360 vistos destinados a imigrantes qualificados, o que traduz um aumento de 38 por cento face ao ano fiscal anterior.

Os beneficiados eram, em grande parte, trabalhadores especializados oriundos do Reino Unido.

Expresso, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades