FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Presidente da República vai estar com a comunidade nos Estados Unidos
2011-11-02
O Presidente da República vai deslocar-se aos Estados Unidos entre 9 e 14 deste mês, numa visita que inclui deslocações a Nova Iorque, Washington e San Jose da Califórnia. Aníbal Cavaco Silva irá acompanhado pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e pelos Secretários de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira e das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

A deslocação terá início no dia 9, em Nova Iorque, onde o Chefe de Estado vai presidir a uma sessão especial do Conselho de Segurança das Nações Unidas, assinalando o início do mandato de Portugal à frente daquele órgão, no mês de Novembro, refere uma nota divulgada pela Presidência da República. Também naquela cidade. Cavaco Silva vai manter contactos com o Secretário-Geral da Nações Unidas, Senhor Ban Ki-Moon, e representantes permanentes dos países que integram o Conselho de Segurança.
No dia 12, já em Washington, será o convidado de honra da Gala Anual dos Prémios de Liderança da PALCUS (Portuguese-American Leadership Council of the United States) e participará no segundo encontro de eleitos norte-americanos de origem portuguesa.
Nos dois últimos dias da visita, o Presidente da República desloca-se à Califórnia, onde "em cumprimento do compromisso que assumiu de efectuar uma visita anual às comunidades portuguesas no exterior", visitará a comunidade portuguesa da Costa Oeste, lê-se na nota da Presidência.
Durante a permanência na Califórnia, Cavaco Silva deslocar-se-á a Silicon Valley, "para uma série de contactos de promoção do país junto de empresas e centros de apoio à criação de empresas" e ainda para uma intervenção pública na Universidade de Stanford. 
No dia 14 de Novembro terá início a semana global do empreendedorismo, "uma iniciativa anual de âmbito mundial, cujas atividades, em Portugal, sempre contaram com o alto patrocínio do Chefe de Estado e cujo programa deste ano encerra com um evento denominado «Silicon Valley comes to Lisbon»", refere ainda a nota da Presidência.
Ana Grácio Pinto
apinto@mundoportugues.org

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades