FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
José Cesário visita portugueses da Venezuela e Brasil
2011-10-24

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, inicia nesta terça-feira uma visita de nove dias ao Brasil e à Venezuela.

Segundo nota do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas enviada hoje à agência Lusa, José Cesário estará naqueles dois países sul-americanos entre esta terça-feira e o dia 02 de novembro.

Nesta terça-feira, o governante deverá reunir-se com o cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, António José Emauz de Almeida Lima, às 19:30h, seguindo-se, uma hora depois, um encontro com três conselheiros eleitos da comunidade portuguesa na mesma cidade.

Na quarta-feira de manhã, às 09:00, José Cesário deverá visitar a chancelaria do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, e às 11:00h visitará a comunidade portuguesa de Niterói.

Durante a tarde do mesmo dia, às 15:00, fará uma visita à Obra Portuguesa de Assistência - Hospital Egas Moniz. Às 20:00, terá uma reunião com os membros do conselho consultivo da área consular e outras personalidades da comunidade, na mesma cidade.

Na quinta-feira, ainda em São Paulo, estará presente, às 19:30, nas comemorações do 99.º aniversário da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil.

Na sexta-feira, às 10:00, visitará o Instituto Piaget na cidade de Suzano, no estado de São Paulo.

Às 13:00 deverá reunir-se com o cônsul geral de Portugal em São Paulo, José Guilherme Queiroz de Ataíde, e uma hora depois com o cônsul honorário de Portugal em Santos, Arménio Mendes.

Um encontro com os conselheiros da comunidade portuguesa eleitos pelo círculo São Paulo/Santos está previsto para as 16:30 do mesmo dia.

No sábado, José Cesário vai participar, entre as 15:00 e as 23:00, num seminário dirigido a dirigentes associativos e jovens luso-descendentes, organizado pelo Conselho da Comunidade do Estado de São Paulo.

No domingo, o secretário de Estado juntar-se-á à comitiva do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, na visita que este fará à Venezuela (e depois à Colômbia).

Às 18:00, está previsto um encontro de Paulo Portas e da sua comitiva com a comunidade portuguesa radicada no país dirigido por Hugo Chávez.

No dia 31 de outubro, Portas e Cesário vão ter "diversas reuniões com membros do governo da Venezuela", indica a mesma nota.

No dia 01 de novembro, José Cesário acompanhará a comitiva de Paulo Portas durante a manhã, mas, durante a tarde, tem um programa próprio: partirá para Valência, onde, às 16:00, visitará a Casa Portuguesa Venezuelana do Estado de Carabobo, e, às 17:10, o Centro Social Madeirense.

Às 19:00, já em Maracay, deverá visitar o Lar Geriátrico Luso-Venezuelano. O dia terminará com uma deslocação à Casa Portuguesa do Estado Aragua, às 20:00, seguida de jantar na Casa Portuguesa do Estado Aragua.

Para o dia 02 de novembro de manhã está ainda previsto um encontro com os conselheiros das comunidades portuguesas em Caracas, capital da Venezuela, antes do regresso de José Cesário a Portugal.    

bomdia.lu, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades