A comunidade portuguesa em Andorra vai pedir a intervenção no Presidente da República, Cavaco Silva, para mediar o alegado processo de encerramento do consulado português no Principado, escreve a Lusa.
No entanto, segundo afirmou ao tvi24.pt um português que trabalha em Andorra, na próxima terça-feira irá realizar-se uma concentração de protesto contra o anunciado fecho do consulado.
De acordo com a ANA (Agência de Notícias de Andorra), o conselheiro da Comunidade Portuguesa em Andorra, José Manuel da Silva, anunciou que caso não haja uma resposta breve por parte do governo português relativamente ao alegado encerramento do consulado será enviada uma delegação a Lisboa para pedir a intervenção do Presidente da República.
A comunidade portuguesa, 17 % da população do principado, já começou uma recolha de assinaturas contra o encerramento do consulado e criou uma página no Facebook - «Não ao fecho do consulado» - que «nas primeiras sete horas conseguiu 600 associados», refere a ANA.
Em declarações à Lusa na passada quinta-feira, o embaixador português em Andorra, Mário Damas Nunes, disse ter recebido ordens para encerrar as instalações e fechar os serviços até ao final de Dezembro.
No entanto, na sexta-feira, o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, disse não existir «nenhuma decisão relativamente a qualquer encerramento de qualquer posto ou qualquer embaixada».
TVI24, aqui.