FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Investigador algarvio premiado nos EUA vai emigrar
2011-10-13

Bruno Romeira, premiado na segunda-feira nos Estados Unidos por uma investigação realizada na Universidade do Algarve (UAlg), quer deixar Portugal para seguir a carreira no estrangeiro.

O algarvio, que recebeu o prémio da IEEE Photonics Society (IPS) Fellowships Graduate Student 2011, afirmou à Lusa que realizar investigação científica de qualidade em Portugal em tempos de crise requer «vontade para vencer as dificuldades» e «mais oportunidades para que os melhores e mais capazes possam fazer a diferença, em vez de emigrarem» em busca de oportunidades.

«Felizmente, a qualidade da investigação em Portugal, em algumas áreas, é capaz de igualar os melhores exemplos internacionais, mas a nossa dimensão reduzida e fraca produtividade limitam a capacidade de transformar a ciência de qualidade em produtos e tecnologia com impacto internacional», criticou.

O investigador pensa que Portugal precisa de uma estratégia para aliar a investigação científica realizada nas universidades à inovação empresarial para poder criar novos produtos tecnológicos e ser competitivo no mercado internacional.

Depois do prémio, Bruno Romeira disse que os seus objetivos passam por terminar nos próximos meses o doutoramento para depois se dedicar à investigação «numa instituição internacional com reconhecido mérito científico».

«Neste momento, tenho preferência por laboratórios ou instituições europeias, mas não excluo outras instituições, nomeadamente norte-americanas com elevado impacto científico, que promovam a inovação e a investigação de novas ideias com elevado impacto tecnológico», justificou.

O investigador adiantou ainda que a sua principal meta «a médio e longo prazo é realizar uma linha de investigação na área da fotónica que possibilite o desenvolvimento de novos produtos tecnológicos».

O algarvio foi o primeiro doutorando de uma universidade portuguesa a vencer este prémio, que distingue o desempenho de estudantes de doutoramento membros da sociedade IEEE Photonics Society, a maior associação profissional do mundo para o desenvolvimento da tecnologia, com mais de 7000 profissionais das áreas da optoelectrónica e da fotónica.

Lusa/SOL, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades