A cooperação económica entre as cidades de Ponta Delgada e Winnipeg poderá vir a ser uma realidade na sequência da visita oficial de Berta Cabral à província de Manitoba, no Canadá, no início deste mês. A presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada reuniu com o mayor da capital provincial, Sam Katz, e os dois governantes comprometeram-se "a estudar possíveis formas de cooperação, designadamente no âmbito das trocas de conhecimentos de natureza científica e tecnológica, que poderá envolver outras entidades locais como as instituições universitárias e as associações empresariais", lê-se num comunicado divulgado pela autarquia. Com mais de 600 mil habitantes, Winnipeg tem a terceira maior comunidade portuguesa do Canadá, com quase 30 mil pessoas maioritariamente originárias dos Açores, que Berta Cabral visitou a convite da Associação Portuguesa de Manitoba.
Berta Cabral avistou-se ainda com a Ministra da Cultura e Turismo, Flor Marcelina, e com o Ministro da Justiça, Andrew Swan, em representação do Primeiro-Ministro de Manitoba, Greg Sellenger. Na reunião com o Ministro da Justiça, Berta Cabral aproveitou para sensibilizar o Governo de Manitoba para a conveniência de desenvolver programas oficiais de incentivo à aquisição da dupla cidadania, designadamente por parte dos emigrantes açorianos.
Quando se estima que cerca de 70 por dos portugueses residentes em Winnipeg ainda não adquiriu o estatuto de dupla cidadania, a presidente de Ponta Delgada solicitou ao Ministro da Justiça que o Governo de Manitoba sensibilize as autoridades federais do Canadá no sentido de agilizar alguns dos procedimentos formais que subsistem para o efeito. Berta Cabral explicou que a facilitação do processo de aquisição da dupla cidadania "permitirá, entre outras vantagens, minimizar o problema da deportação".
Mundo Português, aqui.