FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Emigrantes de sucesso regressam a Portugal
2011-09-07

Por: Redacção / Sofia Vieira da Silva

Saíram de Portugal em busca de uma oportunidade, aprenderam lá fora e fizeram sucesso. São casos de portugueses que não tiveram medo da crise e voltaram ao nosso país de malas e bagagens. 

Passaram por cidades como Londres, Madrid, Roma e Nova Iorque, mas optaram por voltar e aplicar cá aquilo que aprenderam de melhor lá fora. 

Alexandre Gamelas era arquitecto em Nova Iorque. Com um emprego de sucesso há cinco anos, despediu-se e voltou ao nosso país, onde decidiu criar um gabinete próprio. Natural do Porto, saiu para conhecer o mundo, e aos 32 anos optou por remar contra a maré de crise. 

Para este arquitecto Nova Iorque foi uma cidade apenas de passagem. De lá trouxe experiência e conhecimentos mas a ligação ainda não acabou.

Um outro jovem, Ayres Gonçalo, veste-se a rigor para receber os clientes que não dispensam um bom fato feito à mão e por medida. Alfaiate de profissão, herdou o gosto do avô. Saiu de Portugal em direcção a Madrid para aprender a profissão. De Madrid foi para Londres. 

Aos 30 anos Ayres já costurou fatos para o príncipe Carlos e Gordon Brown. Mas a vontade de voltar a Portugal prevaleceu. E foi no Porto que viu a oportunidade de criar a sua própria marca.

Uns constroem casas, outros fatos feitos à mão. São portugueses que emigraram, são bons no que fazem e a quem a crise não assustou. Estão de volta e é no nosso país que querem alcançar o sucesso.    

 

TVi 24, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades