Lisboa - Os tumultos que têm assolado Londres nos últimos dias, e que já provocaram centenas de detenções, mereceram do Governo português uma nota de alerta, levando o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) a aconselhar os cidadãos portugueses na capital britânica "a agir com toda a prudência".
Em comunicado, o MNE sublinha que "a cidade de Londres tem sido palco de acontecimentos violentos, que incluem conflitos urbanos e episódios de pilhagem de estabelecimentos comerciais".
Foram particularmente afectadas as zonas de Tottenham, Brixton, Lewisham, Peckham, Hackney, Croydon, Clapham, Ealing, Enfield, Woolwich e East Hanm. Têm sido registados também incidentes do mesmo género nas zonas turísticas de Londres, como Notting Hill e Camden, tendo a violência alastrado às cidades de Liverpool, Bristol e Nottingham, assinala o Governo português.
"Aconselham-se os cidadãos nacionais a evitar as zonas mais afectadas pelos tumultos e a agir com toda a prudência, em particular durante o período nocturno. Todas as instruções das forças de segurança devem ser prontamente obedecidas", lê-se num comunicado difundido esta terça-feira pelo Ministério liderado por Paulo Portas.
Pelo menos 563 pessoas foram detidas em Londres e 105 acusadas de crimes relacionados com a violência. Outras 138 foram detidas em Birmingham, no centro de Inglaterra. Pelo menos 111 polícias ficaram feridos.
Cerca de 16 mil polícias foram mobilizados esta terça-feira para tentar travar uma nova noite de violência nas ruas de Londres. Os tumultos já levaram à morte de um jovem de 26 anos, baleado no peito.
Portugal Digital, aqui.