FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Empresas suecas seduzem portugueses para emigração
2011-05-24
A Suécia quer contratar trabalhadores portugueses. Para isso, várias empresas estão hoje no Porto a divulgar ofertas de emprego e a dar a conhecer a qualidade de vida nesse país.

 

Instituto do Emprego e Formação Profissional organiza hoje, no Porto, o Dia da Suécia, um evento destinado a juntar entidades empregadoras suecas e quem está interessado em emigrar para aquele país.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da rede EURES , entidade responsável pela mobilidade laboral na Europa. A Itália, a Suíça e o Reino Unido também já foram alvo de eventos semelhante.

"O objetivo é divulgar ofertas de emprego e o modo de vida na Suécia", diz Sara Ribeiro gestora nacional da rede EURES.

Na Casa Cultural do Porto vão estar presentes empresas públicas e privadas da Suécia. "Destacaria a área da saúde porque é uma área onde os países nórdicos têm tido necessidade de profissionais qualificados", salienta Sara Ribeiro.

As profissões mais procuradas

Além dos profissionais de saúde, engenheiros, trabalhadores da construção civil, restauração e hotelaria são as profissões mais procuradas.

O Dia da Suécia visa esclarecer os portugueses sobre o custo de vida no país, o alojamento, acesso aos sistemas de saúde e de educação.

A EURES junta mais de um milhão de ofertas de emprego em 31 países europeus. Em média cada evento é procurado por 400 interessados em emigrar.

Nos primeiros três meses do ano perto de dois mil portugueses mostraram interesse em candidatarem-se ao programa de trabalho fora do país. Por outro lado, só no ano passado o número de voluntários para trabalhar no estrangeiro chegou aos seis mil.

Expresso, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades