FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Lambeth vai ser a Casa de Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres
2011-04-19
Lambeth, onde está situado o bairro conhecido por «Little Portugal», devido à sua numerosa comunidade portuguesa, vai a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Steve Reed, presidente da Câmara de Lambeth, e que esteve em Lisboa acompanhado por Rachel Heywood, deputada responsável pela área de apoio e segurança no London Borough of Lambeth, e por Luis Ventura, Adelina Pereira e Lia Matos, dirigentes do Centro de Apoio à Comunidade Lusófona, estava visivelmente satisfeito no final da reunião com o presidente do Comité Olímpico português, Vicente Moura.

O autarca inglês apresentou a Vicente Moura o projecto, que começou a ser idealizado pelo Centro Português de Apoio à Comunidade Lusófona em meados do ano passado, e referiu no final em declarações ao O Emigrante/ Mundo Português que estava convicto que será possível criar uma "grande ligação" entre a comunidade e os atletas portugueses, levando a "comunidade portuguesa e até a britânica, a manter um contacto mais estreito com a história e a cultura portuguesas". Vão ser várias as iniciativas promovidas pelo municio de Lambeth e o Comité Olímpico, estando prevista a presença de uma comitiva de atletas portugueses nos festejos do dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Steve Reed adiantou também que alguns atletas "vão participar no Lamberty Country Show, uma festa anual que promovemos".
Luís Ventura, um dos coordenadores deste projecto do Centro Português de Apoio à Comunidade Lusófona, referiu ao Mundo Português que "a ideia foi muito bem recebida pelo COP" e que até foram acrescentadas novos trunfos ao projecto inicial: a possibilidade de albergar outras delegações de países de expressão portuguesa. "Podemos ser a casa para outros países dos Palop como Timor-Leste" disse Luís Ventura.
Além da reunião com o COP, a delegação encontrou-se também com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, e com Manuel Brito, vereador da Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro do desporto.

Atletas próximos dos portugueses

Vicente Moura não escondeu a sua satisfação pela parceria com o município de Lambeth. Para o presidente do Comité Olímpico de Portugal estar com os emigrantes portugueses vai dar força a toda a comitiva portuguesa.
"O COP vai transferir-se para Lambeth. Todos os eventos vão ser realizados em Lambeth, incluindo recepções oficiais, conferências de imprensa e outras iniciativas para mostrar o melhor de Portugal", garantiu Vicente Moura em declaração ao O Emigrante/ Mundo Português.
O presidente do Comité Olímpico de Portugal elogiou a ideia de estabelecer a Casa de Portugal em Lambeth e admitiu que o COP "desde a primeira hora vimos as virtualidades deste acordo".
O Comandante Vicente Moura, que aproveitou para recordar os Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, onde também foi criada  a Casa de Portugal junto de uma comunidade portuguesa, referiu que esta decisão "vai permitir "dar aos emigrantes portugueses a possibilidade de conhecerem um pouco o olímpismo, os nossos atletas e estarem em contacto com um pouco de Portugal". "Vamos também tentar mobilizar o turismo, os produtos portugueses, como o pastel de nata e os vinhos, e mostrar a todos que Portugal tem muitas mais valias" disse ainda Vicente Moura.
Ana Rita Almeida
ralmeida@mundoportugues.org

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades