A proposta, idealizada pelo Centro Português de Apoio à Comunidade Lusófona em meados do ano passado, foi apresentada esta quinta-feira por Steve Reed, presidente do município londrino, ao Comité Olímpico de Portugal (COP) e foi aceite.
"O COP vai transferir-se para Lambeth. Todos os eventos serão na Casa de Portugal no bairro, incluindo receções oficiais, 'meetings' e conferências de imprensa", garantiu Vicente de Moura, presidente do COP.
O dirigente enalteceu a ideia de estabelecer a Casa de Portugal em "Little Portugal" e disse que o COP "aderiu desde a primeira hora" à iniciativa.
"Vimos as virtualidades deste acordo", afirmou, lembrando que nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, o COP também criou a Casa de Portugal junto de uma comunidade lusa, com 30 a 40 mil emigrantes.
Vicente de Moura assinalou que a Casa de Portugal vai permitir "dar aos emigrantes portugueses a possibilidade de conhecerem o olimpismo e os melhores atletas lusos", que serão envolvidos num programa de visitas a escolas e outras ações.
Steve Reed referiu-se também à "forte ligação" entre a comunidade e os atletas que poderá ser criada, levando a população - igualmente a britânica - a manter um contacto mais estreito com "a história e a cultura portuguesas".
Este intercâmbio entre o município londrino e o COP, que tinha sido aflorado em dezembro de 2010, vai permitir que uma comitiva de atletas portugueses viaje a Lambeth no dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
"Vão participar no Lamberty Country Show, uma festa anual que promovemos. Vai ser possível os atletas portugueses envolverem-se com a comunidade de Portugal e com a população, sobretudo os jovens", declarou.
Por seu lado, Luís Ventura, coordenador do projeto de criação do Centro Comunitário, considerou que estabelecer a Casa de Portugal em "Little Portugal" "vai ter magníficos resultados" e permitirá "um envolvimento bastante amplo", aludindo à possibilidade de albergar outras delegações de países de expressão portuguesa.
"Não trazíamos essa componente com os PALOP e recebemos muito bem a ideia de associar delegações e dar uma maior riqueza, tornando a Casa de Portugal um espaço lusófono", frisou.
A reunião da delegação no COP sucedeu ao encontro, na parte da manhã, com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias.
No final da tarde de hoje, está programada uma visita à Câmara Municipal de Lisboa, onde a delegação será recebida pelo vereador com o pelouro do desporto, Manuel Brito.
A comitiva que viajou para a capital portuguesa reúne-se na sexta-feira, às 10 horas, com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga.
Lambeth é uma região administrativa do sul de Londres e integra a localidade de Brixton.
Record, aqui.