FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Olímpicos: "Little Portugal" alberga Casa de Portugal em Londres2012
2011-04-08
O município londrino de Lambeth, onde se situa o bairro conhecido por "Little Portugal" devido à numerosa comunidade portuguesa, vai albergar a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2012.

A proposta, idealizada pelo Centro Português de Apoio à Comunidade Lusófona em meados do ano passado, foi apresentada esta quinta-feira por Steve Reed, presidente do município londrino, ao Comité Olímpico de Portugal (COP) e foi aceite.

"O COP vai transferir-se para Lambeth. Todos os eventos serão na Casa de Portugal no bairro, incluindo receções oficiais, 'meetings' e conferências de imprensa", garantiu Vicente de Moura, presidente do COP.

O dirigente enalteceu a ideia de estabelecer a Casa de Portugal em "Little Portugal" e disse que o COP "aderiu desde a primeira hora" à iniciativa.

"Vimos as virtualidades deste acordo", afirmou, lembrando que nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, o COP também criou a Casa de Portugal junto de uma comunidade lusa, com 30 a 40 mil emigrantes.

Vicente de Moura assinalou que a Casa de Portugal vai permitir "dar aos emigrantes portugueses a possibilidade de conhecerem o olimpismo e os melhores atletas lusos", que serão envolvidos num programa de visitas a escolas e outras ações.

Steve Reed referiu-se também à "forte ligação" entre a comunidade e os atletas que poderá ser criada, levando a população - igualmente a britânica - a manter um contacto mais estreito com "a história e a cultura portuguesas".

Este intercâmbio entre o município londrino e o COP, que tinha sido aflorado em dezembro de 2010, vai permitir que uma comitiva de atletas portugueses viaje a Lambeth no dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

"Vão participar no Lamberty Country Show, uma festa anual que promovemos. Vai ser possível os atletas portugueses envolverem-se com a comunidade de Portugal e com a população, sobretudo os jovens", declarou.

Por seu lado, Luís Ventura, coordenador do projeto de criação do Centro Comunitário, considerou que estabelecer a Casa de Portugal em "Little Portugal" "vai ter magníficos resultados" e permitirá "um envolvimento bastante amplo", aludindo à possibilidade de albergar outras delegações de países de expressão portuguesa.

"Não trazíamos essa componente com os PALOP e recebemos muito bem a ideia de associar delegações e dar uma maior riqueza, tornando a Casa de Portugal um espaço lusófono", frisou.

A reunião da delegação no COP sucedeu ao encontro, na parte da manhã, com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias.

No final da tarde de hoje, está programada uma visita à Câmara Municipal de Lisboa, onde a delegação será recebida pelo vereador com o pelouro do desporto, Manuel Brito.

A comitiva que viajou para a capital portuguesa reúne-se na sexta-feira, às 10 horas, com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga.

Lambeth é uma região administrativa do sul de Londres e integra a localidade de Brixton.

Record, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades