FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2011
Novo portal na “net” mostra trabalhos de luso-americanos
2011-03-28

Os artistas luso-descendentes e portugueses residentes nos Estados Unidos já contam com um portal na internet para divulgar o seu trabalho, uma iniciativa da Organização Nacional de Luso-Americanos (NOPA).
A intenção é mostrar o que os artistas estão a fazer nas comunidades, e a diretora das Relações Culturais da NOPA, Leonor Brazão, explicou que "há muitos autores que passam despercebidos e precisam ganhar visibilidade".
"Queremos juntar artistas com trabalhos de qualidade profissional e que tenham algum impacto na comunidade para podermos mostrar o que estão a fazer", disse à Agência Lusa.
O site (http://www.nopa-us.org/artists), ainda em fase inicial, reúne nove artistas nas áreas da poesia, música e pintura. A organização quer expandir as áreas artísticas abrangidas.
"Queremos incluir também fotografia, design e cinema. Todas as áreas artísticas em que os portugueses se destaquem são de interesse", acrescentou.
Leonor Brazão, ela própria pintora que vive há 12 anos nos Estados Unidos, reconhece que "existe uma dificuldade em encontrar apoios na área das artes, ao contrário do que acontece noutras comunidades".
"As outras comunidades de emigrantes, como é o caso dos brasileiros, conseguem muitas vezes obter apoios mais significativos e organizar mais iniciativas ligadas à arte", apontou.
Um dos artistas apresentados pela organização é Art Coelho, descendente de emigrantes açorianos. O artista luso-americano dedica-se à representação das vivências da comunidade portuguesa em San Joaquin Valley, na Califórnia, em áreas como escrita de contos, poesia e pintura.  

Jornal da Madeira, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades