A comunidade lusa espalhada pela África do Sul passa, a partir de hoje, a poder apurar o domínio da Língua Portuguesa através da televisão. A iniciativa também vai estar disponível em Angola e Moçambique.
Nesta segunda-feira, em que se assinala o Dia Internacional da Língua Materna, arranca, num canal digital sul-africano, um novo programa com lições de Português.
Viriato Barreto é produtor de televisão na África do Sul há mais de duas décadas e afirma que há anos que chama a atenção do Governo português para as falhas no ensino da língua à comunidade ali residente. Foi então que decidiu fazer uma proposta directa ao Executivo português.
Hoje arranca o primeiro programa. Viriato Barreto produziu e filmou lições de Português, que agora passam na televisão digital, que abrange grande parte do território africano, incluindo Angola e Moçambique. A grande preocupação deste produtor de televisão é não deixar que o português morra ou perca importância em África.
Reside agora na África do Sul uma população portuguesa que se estima entre 300 mil a meio milhão de pessoas, muitas das quais são originárias da ilha da Madeira.
Esta iniciativa pretende evitar que a identidade portuguesa se perca numa comunidade tão numerosa, que recentemente tem vindo a substituir a língua-mãe pelo inglês.
João Cunha
Rádio Renascença, aqui.