FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Quatrocentos portugueses sequestrados na Venezuela em 2010
2010-12-14

Pelo menos 400 portugueses foram sequestrados ao longo de 2010 na Venezuela, revelaram à Agência Lusa fontes policiais, que insistiram na necessidade de haver mais confiança nas autoridades e denunciar as ocorrências.

"Tem havido uma série de sequestros sobretudo nas últimas semanas, ao longo de todo o ano terão sido mais de 400 casos com portugueses", disse a fonte à Lusa.

"É possível sair bem [destes casos] negociando com os raptores. É importante que a comunidade lusa tenha mais confiança na polícia e faça a denúncia assim que surgir uma situação irregular", apelou.

Sobre o caso do jovem madeirense José Dennis Gomes Gomes, de 24 anos, assassinado na quinta-feira no estado de Arágua, depois de a família pagar o resgate de 35.000 euros, explicou que se trata de uma situação "invulgar, que choca, mas que tem que ser vista num contexto global", com investigações exaustivas.

"Houve alguma circunstância, que levou ao fatídico fim, talvez o jovem tenha identificado um dos raptores, mas qualquer declaração neste momento seria pura especulação", frisou.

Contactados telefonicamente pela Agência Lusa, vários portugueses na Venezuela explicaram que vivem constantemente "em alerta" pela insegurança que se regista no país.

Alguns deles frisaram que lamentam a situação mas não quiseram avançar com opiniões sobre se a comunidade portuguesa está mais exposta do que outras, argumentando ser "um assunto delicado que afecta a todos" os que vivem na Venezuela.

Além dos apelos da polícia venezuelana, também representantes das autoridades portuguesas têm apelado à comunidade lusa para denunciar as diferentes situações de sequestro.

Portugal tem na Venezuela um oficial de ligação que tem promovido diálogos instrutivos com a comunidade lusa e inclusive distribuído panfletos com indicações sobre precauções a tomar a fim de evitar sequestros.

Jornal de Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades