FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Mostra de Cinema Luso-Amazónica presta homenagem a José Saramago
2010-10-26

O escritor português José Saramago, recentementre falecido, é a grande figura homenageada  da 2ª Mostra de Cinema Luso-Amazónica, que decorre de hoje a 28 de outubro, no Teatro Gebes Medeiros, em Manaus.
A programação conta  com  obras contemporâneas da filmografia portuguesa, além de produções de cineastas amazonenses como Roberto Kahane e Márcio Souza.
"Ano passado homenageamos o pioneiro Silvino Santos. Nesta segunda edição, Saramago é quem receberá as honras por ter sido o único escritor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura e por todas as suas obras", comenta Chicão Fill, organizador da mostra.
O evento tem como objectivo incentivar a produção cinematográfica e a interacção cultural  no âmbito da língua portuguesa. "A ideia é reforçar mesmo a presença do cinema luso no Amazonas. A exemplo da primeira edição da mostra, queremos interagir com alunos de escolas públicas, levando-os para as sessões para que eles se familiarizem com o cinema português", enfatiza.
Boa iniciativa
Márcio Souza, realizador do filme "A selva", de 1973,  que integra a programação do evento, entende que a mostra é uma opção diferenciada em relação ao que é exibido nas salas comerciais de cinema..Uma iniciativa como a Mostra Luso-Amazónica é importante, até porque o cinema português tem desempenhado um papel siginficativo na Europa", declara o dramaturgo.
"Não se pode falar de cinema na Amazónia sem se referir aos portugueses. Por isso a iniciativa dessa mostra é admirável. ", disse o realçizador Roberto Kahane.
José Gaspar, crítico de cinema, diz que a mostra vale pelo intercâmbio entre Portugal e Brasil. "É importante manter vivo esse laço cultural entre a comunidade portuguesa no Amazonas", ressalta Gaspar. "Nasci em Portugal, moro há 50 anos em Manaus e sou fã do cinema contemporâneo de Manoel de Oliveira, Paulo Rocha, António Pedro Vasconcelos", afirmou.
Leia no jornal A Crítica

Embaixada de Portugal, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades