FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Reunião internacional discute português e culturas lusófonas em Lisboa
2010-10-25
A língua portuguesa e as culturas lusófonas num universo globalizado são o tema de um encontro internacional que hoje começa em Lisboa, e que reúne dezenas de académicos, políticos e gestores.

A utilização e difusão do português nas novas plataformas tecnológicas é um dos desafios da língua portuguesa, que estará em debate no encontro internacional da língua portuguesa e cultura lusófonas, promovido pela União Latina em cooperação com a Fundação Gulbenkian. 


"Hoje estamos num mundo globalizado e nele a língua portuguesa tem um trunfo, por ser uma das cinco mais faladas no mundo e pela presença nos cinco continentes, e com potencialidades culturais muito evidentes", salientou Renée Gomes, representante da União Latina em Portugal. 

Mas há também desafios, e alguns dos principais, destacou, têm a ver com o facto de "não ser língua oficial nos organismos internacionais" e ter "uma das taxas mais fracas em matéria de produção e difusã o para as novas plataformas, como a Internet".

Outros temas como o valor da língua portuguesa, a diáspora e a imigração também serão abordados no encontro, que decorre até terça-feira. 

O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga são algumas das personalidades que estarão presentes na abertura do encontro. 

Nos vários painéis de debate estão presidentes de empresas de media, como Francisco Pinto Balsemão, do grupo Impresa, e Afonso Camões, presidente do conselho de administração da Agência Lusa, de várias editoras, centros de línguas e universidades.

Segundo o programa, encerram o encontro o Presidente da República, Cavaco Silva, a ministra da Educação, Isabel Alçada, e o secretário executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira. 


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico *** 

Lusa

SIC, aqui.

 

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades