Frank X. Gaspar e Katherine Vaz, os dois escritores luso-americanos mais reconhecidos da actualidade, vão estar nos Açores, a 27 e 28 de Outubro, para participar num colóquio sobre a presença e a influência portuguesa na literatura norte-americana.
A sessão encerra com a apresentação de So Ends This Day: The Portuguese in American Whaling, 1765-1927, de Donald Warrin da Universidade de Califórnia, Berkeley. Trata-se de um livro que documenta, de forma vivaz e sistemática, mais de 150 anos de contribuição portuguesa para a baleação norte-americana.
O colóquio "Portugal na América: conversa com dois escritores luso-americanos e um historiador" conta com a presença de Frank Sousa, professor e editor da colecção Portuguese in the Americas Series publicada pela Universidade de Massachusetts. Será também lançado o livro Imaginários Luso-Americanos e Açorianos:
Do Outro lado do Espelho, de Vamberto Freitas, da Universidade dos Açores, que apresentará os dois autores convidados. O historiador Donald Warrin será apresentado por James Russell, director do prestigiado New Bedford Whaling Museum, que acaba de inaugurar a Galeria do Baleeiro Açoriano.
O Palacete Silveira e Paulo, em Angra do Heroísmo, recebe a sessão de dia 27 de Outubro, às 18h15. No dia 28, o encontro decorre em Ponta Delgada, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional, pelas 17h00.
Os dois autores luso-americanos que protagonizam este colóquio vão falar da vida da escrita, e da escrita da vida luso-americana nos seus livros mais recentes, o romance Stealing Fátima, de Frank X. Gaspar, e a colecção de contos Our Lady of the Artichokes and Other Portuguese-American Stories, de Katherine Vaz.
Este colóquio, organizado pela FLAD em coordenação com o Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts, Dartmouth, conta com o apoio da Direcção Regional da Cultura dos Açores, e a participação da EDEL Portugal, editora da colecção «Portugal na América».
A iniciativa enquadra-se no objectivo da FLAD de promover a cultura portuguesa nos EUA e, em simultâneo, aprofundar e estreitar os laços entre os dois países e respectivas comunidades. O encontro pretende também contribuir para o reconhecimento da experiência literária luso-americana junto do grande público.
Sobre os autores
Katherine Vaz, filha de um imigrante português, é autora já traduzida em Portugal, reconhecida pelas suas colecções de contos Fado & Other Stories e Our Lady of the Artichokes and Other Portuguese-American Stories, e também pelos romances Saudade e Mariana, cada um dos quatro livros tendo granjeado prémios de renome nacional nos Estados Unidos.
Frank X. Gaspar, neto de imigrantes portugueses, é autor de quatro livros de poesia, cada um galardoado com um prémio de reconhecimento nacional, e dois romances dedicados ao mundo luso-americano: Leaving Pico e Stealing Fátima. O primeiro foi referido pelo jornal The New York Times como "um retrato rigoroso da experiência da imigração portuguesa".
A União, jornal online, aqui.