FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
60 anos de emigração em Perth
2010-10-01

O 60.º aniversário da chegada dos primeiros emigrantes madeirenses à cidade de Perth na Austrália, vai ser assinalado no próximo ano.
Diversas iniciativas estão a ser programadas para assinalar aquela efeméride, como nos referiu José Madeira, cônsul honorário de Portugal naquela cidade.
A deslocação de artistas madeirenses àquela cidade australiana é um dos desejos de José Madeira, que está a estabelecer contactos para que tal se concretize, para actuações tanto nas cerimónias de abertura da Academia do Bacalhau de Perth como nas comemorações desse marco histórico que foi o início da emigração madeirense para aquela zona, onde residem e trabalham muitos conterrâneos nossos.
As tradições da Madeira continuam a ser mantidas em especial nas festas de Nossa Senhora do Monte que este ano foram presididas pelo Pe. Victor Gonçalves, pároco do Porto Santo
José Madeira é também presidente da Academia do Bacalhau da cidade de Perth na Austrália, e deslocou-se à Madeira para participar na cerimónia de fundação daquela academia no Porto Santo, que terá lugar amanhã.
Irá também participar na reunião internacional das Academias do Bacalhau que decorrerá de 8 a 11 de Outubro em Paris. Nessa reunião vai propor a data de 5 de Março para o início oficial das actividades daquele organismo em Perth, que é a capital e maior cidade do estado australiano da Austrália Ocidental. Temuma população de 1 650 000 habitantes e ocupa a quarta posição entre as maiores cidades do país, com uma taxa de crescimento consistentemente acima da média nacional. É também uma das metrópoles mais isoladas de todo o planeta e um importante centro comercial e industrial do país.

Silvio Mendes

Jornal da Madeira, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades