FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
"Portugueses na Bahia na Segunda Metade do Século XIX- Emigração e Comércio" é lançado em Salvador
2010-09-15
Tânia Risério lança, na Bahia, a segunda edição da obra que foi publicada em Lisboa, em 1985, pela Secretaria de Estado da Emigração.

Salvador - A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Associação Comercial da Bahia promoveram segunda-feira (13), no Gabinete Português de Leitura da Bahia, o lançamento do livro "Portugueses na Bahia na Segunda Metade do Século XIX- Emigração e Comércio", de Tânia Risério d' Almeida Gandon.

Trata-se da segunda edição da obra que foi publicada em Lisboa, em 1985, pela Secretaria de Estado da Emigração. A escolha do Gabinete Português teve como objetivo valorizar publicamente o espaço, naturalmente vocacionado para a apresentação de um livro daquele teor.

Diversas autoridades estiveram presentes ao lançamento entre elas o reitor da UNEB, professor Lourisvaldo Valentim da Silva, o presidente da Associação Comercial da Bahia, Eduardo Morais de Castro e a directora da Editora da UNEB, professora Nadja Nunes Bittencourt.

Durante seu discurso, a professora Nadja lançou a ideia de promover, junto aos meios acadêmicos e universitários da Bahia, com a parceria do Gabinete Português de Leitura, um projecto de pesquisa sobre a emigração portuguesa local, que fosse sucessivamente abrangendo várias épocas.
Ainda durante a solenidade a Editora da UNEB lançou a obra do cônsul-geral de Portugal na Bahia, João Sabido Costa - "O Visconde de Cairu e o Brasil". O livro centra-se na figura do pensador e precursor, em Portugal e no Brasil, da Ciência Económica Moderna, José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu, e no seu envolvimento nos acontecimentos históricos que vão da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, à independência, em 1822.

África 21, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades