FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Comunidades: Emigrantes podem passar a pagar imposto sobre imóveis por transferência bancária
2010-09-14

Os portugueses residentes no estrangeiro já podem fazer o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) por transferência bancária, evitando assim a presença física numa repartição de finanças, adiantou hoje o deputado do PS pela Emigração.

"Neste momento, é possível fazer o pagamento (do IMI) através de transferência bancária", revelou Paulo Pisco à Agência Lusa.

De acordo com o deputado socialista, os portugueses interessados têm apenas de contactar a Direcção Geral dos Impostos para que esta instituição lhes forneça um Número de Identificação Bancária (NIB) para onde podem fazer os pagamentos.

"Esse é um procedimento que não está generalizado. É tratado caso a caso em função dos pedidos que forem sendo feitos", acrescentou.

Pisco falava na sequência da resposta que obteve a um requerimento que enviou em abril passado e no qual questionava o Governo acerca das modalidades de pagamento do IMI.

"O requerimento que apresentei ao Governo destinava-se a saber quais os entraves que havia ao pagamento do IMI para os portugueses que vivem fora do país e se haveria ou não algumas formas de facilitar esse pagamento. Porque agora exige a presença física, o que é manifestamente impossível para muitos", explicou.

Da resposta que recebeu por parte do Ministério das Finanças, o deputado pela Emigração destacou também o trabalho que está a ser desenvolvido para "criar condições para a existência de um espaço único europeu de pagamentos".

"Vai permitir pagamentos integrados em euros independentemente da sua origem e permite fazer com que haja relação direta entre a pessoa que paga imposto e a nota de cobrança que tem de haver quando o imposto é pago", afirmou.

O deputado disse que tem sido abordado em vários países europeus por portugueses que querem saber "se é possível facilitar o pagamento do IMI", o que motivou o requerimento ao Governo.

Contacto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades