FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Berta Cabral visita comunidade açoriana no Canadá
2010-08-27
A presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada desloca-se às províncias de Quebeque e Ontário na próxima segunda-feira.

A presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada desloca-se ao Canadá na segunda-feira, para uma visita oficial de uma semana às províncias do Quebeque e de Ontário.
A deslocação visa corresponder a uma necessidade cada vez mais manifestada, quer pelos representantes da comunidade açoriana no Canadá, que visitam Ponta Delgada, quer pela autarquia, de corresponder com acções concretas ao objectivo comum de se estreitarem as relações com a Diáspora num país onde se estima viverem mais de 350 mil emigrantes portugueses originários dos Açores.
A visita da presidente da Câmara terá início justamente na capital de província do Quebeque, a cidade de Montreal, depois de sucessivos convites feitos pela comunidade açoriana do Quebeque e que agora se formaliza com um convite da Casa dos Açores do Quebeque, uma instituição emblemática que divulga a cultura e preserva as tradições naquele lado do Atlântico.
Aliás, a autarca será convidada de honra de um jantar da Casa dos Açores do Quebeque em que estarão presentes autoridades municipais, provinciais e federais. O contacto com as instituições políticas locais estende-se, também, à Câmara Municipal de Montreal, que Berta Cabral visitará e assinará o Livro de Honra, na terça-feira, 31 de Agosto.
A presença da autarca açoriana em Montreal será ainda alvo da realização de uma conferência de imprensa com os órgãos de informação da comunidade portuguesa. A realização deste encontro será uma oportunidade para o colocar de questões do interesse das comunidades açorianas radicadas no Canadá, quanto à realidade das ilhas, em especial do município de Ponta Delgada.
Berta Cabral terá também contacto com uma instituição financeira ligada à emigração, a Caixa de Economia dos Portugueses, que conta entre a sua actividade com um programa de Bolsas de Estudo com o objectivo de ajudar jovens carenciados a prosseguir estudos colegiais e universitários.
A estadia da responsável pelo concelho de Ponta Delgada no Canadá ficará, também, marcada por uma visita ao Parlamento do Canadá, na capital Ottawa.
Já em Toronto, a presidente de Câmara participará nas Festas de Nossa Senhora da Luz, a convite da comissão. As Festas de Nossa Senhora da Luz de Toronto são das mais participadas pela comunidade açoriana no Canadá, congregando a presença de instituições e de muitos emigrantes radicados, também, nos Estados Unidos da América.

Jornal Diário, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades