FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
SO ENDS THIS DAY Livro retrata papel dos açorianos na caça à baleia na América
2010-08-16
O historiador norte-americano Donald Warrin lançou a obra “So Ends This Day The Portuguese in American Whaling, 1765-1927”, que retrata o impacto dos marinheiros açorianos e cabo-verdianos na indústria baleeira norte-americana.

Ao longo de 416 páginas, o autor, especialista na história da emigração portuguesa na América do Norte, já com uma obra traduzida para português - Portugueses no Faroeste: Terra a Perder de Vista, da editora Bertrand-, realça a importância dos portugueses na indústria da caça à baleia dos Estados Unidos, e a forma como, começando por ser apenas alguns marinheiros espalhados por várias embarcações, os açorianos chegaram a dominar esta indústria nas ultimas décadas da sua existência, nos finais do século XIX, inícios do século XX, numa ascensão social que não teve paralelo noutras comunidades de emigrantes cujo inglês não era a língua materna.

A obra permite perceber igualmente a forma como a industria baleeira moldou a presença açoriana nos Estados Unidos e os locais onde os primeiros emigrantes se estabeleceram, mais concretamente na zona da Nova Inglaterra, Califórnia e Havai, mas também com presença documentada em destinos mais longínquos como o Alasca, Nova Zelândia ou ilhas do Pacífico Sul.

Através da pesquisa de relatórios de bordo, diários de marinheiros e ilustrações da época, Donald Warrin explica, de forma detalhada e exaustiva, o crescimento, apogeu e declínio da indústria baleeira norte-americana e o papel que as comunidades emigrantes, especialmente dos Açores, desempenharam.

O autor introduz igualmente ao longo do livro, relatos da vida desses marinheiros insulares.

No final da obra é ainda possível ter acesso à lista de todos os nomes de comandantes de navios baleeiros de nacionalidade portuguesa, e todas as viagens por si efectuadas.

Esta obra foi publicada pelo Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts-Darmouth, sendo o décimo terceiro livro da série " Os portugueses na América", lançada por esta instituição de ensino da costa leste dos Estados Unidos.

São igualmente parceiros deste projecto a Fundação Luso-Americana e o Museu da Baleia de New Bradford, que está disponível através da Internet em sites como a popular livraria virtual Amazon.com

O autor vai estar no próximo dia 17 de Agosto na Portuguese Fraternal Society of América, na cidade de San Leandro na Califórnia, para uma sessão de autógrafos e uma palestra sobre o seu mais recente livro e o papel português na caça à baleia nos EUA.

A União, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades