O encontro começa com um jantar típico da Beira Baixa que inclui os doces tradicionais de bodas e baptizados feitos à moda de Alcains, no forno a lenha, pelas mãos da "ti Leonor".
"A marcar este encontro estarão especialmente as histórias de emigração e os seus múltiplos choques culturais que reforçam ainda mais a identidade regional e cultural de uma comunidade. É da cultura que levaram da Beira e o seu encontro com outras culturas de que se vai falar à hora do café com os emigrantes que têm histórias para contar", afirmou Elsa Ligeiro, da Alma Azul, em declarações ao jornal «Reconquista».
Nesta primeira edição, o prémio «Em Nome da Beira - Especial Emigração» será atribuído a Manuel Félix Geada. Natural de Alcains, emigrou para França em 1964 onde ainda reside com a mulher, filhos e netos. Foi sócio fundador da Associação Recreativa e Cultural dos Portugueses de Versalhes. É coleccionador de moedas antigas, com inúmeros artigos sobre numismática publicados em jornais e revistas da especialidade em Portugal e França. Em 2006 publicou o livro «História dos Monumentos Romanos contada através das moedas», revertendo parte da edição para o Lar Major Rato e para a ARCA, de Alcains, revela ainda o «Reconquista».
Mundo Português, aqui.