FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Recenseamento de emigrantes e crise económica em destaque na IV Convenção das Comunidades Portuguesas
2010-07-29

Lisboa, 29 jul (Lusa) - O recenseamento eleitoral na emigração e o desenvolvimento económico em Portugal são alguns dos temas em destaque no IV Convenção Cívica das Comunidades Portuguesas, que decorre sexta feira e sábado em Chaves.

Com a convicção de que "ainda há muito por fazer" quanto ao recenseamento no estrangeiro, o interveniente no painel sobre esse tema, Carlos Luís, defende que "sempre que um emigrante se desloque a um consulado português devia ter, com caráter obrigatório, de fazer o recenseamento eleitoral".

Em declarações à Lusa, o ex-deputado pela Emigração do PS Carlos Luís afirmou que os portugueses no estrangeiro estão pouco sensibilizados para se recensearem e exercer o direito de voto.

"Tem havido uma grande desmotivação por parte das comunidades portuguesas, quer da eleição dos quatro deputados, quer à do Presidente da República", disse.

Carlos Luís mostrou-se ainda favorável ao voto eletrónico, "desde que reunidas todas as condições de segurança", por considerar que o voto por correspondência "é passível de fraude".

Por seu lado, João Noronha, diretor do jornal de língua portuguesa no Reino Unido "As Notícias", é o interveniente no painel dedicado a "As Comunidades Portuguesas e o Desenvolvimento Económico em Portugal".

Contactado pela Lusa, disse que a sua intervenção vai debruçar-se na utilidade que as comunidades portuguesas podem ter na economia portuguesa.

"Há vontade política da parte do Governo e da oposição em envolverem a emigração na divulgação de Portugal e na captação de investimento. Faz todo o sentido, mas para isso é preciso vontade política e, da parte da emigração, a capacidade de se associar", afirmou.

Para João Noronha, este é "o tema mais importante com a crise que atinge Portugal".

"Portugal tem de captar investimentos e recursos para o país. E essa captação de meios poderá ser através da emigração", acrescentou.

Organizado para debater alguns dos principais problemas que afetam os portugueses no estrangeiro, a IV Convenção vai ser inaugurada na sexta feira com a exposição "30 anos de história da emigração portuguesa para França".

Segue-se a apresentação do livro "Memórias Flavienses" e a exibição do filme "O Salto", de Christian de Chalonge.

No sábado, decorrem os trabalhos com os painéis, havendo ainda outro sobre a Memória da Emigração.

MCL.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/fim

MSN Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades