FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Cavaco Silva defende responsabilidade social
2010-07-22

O Presidente Cavaco Silva defendeu ontem, na cidade portuária do Lobito, o aprofundamento das relações empresariais entre Angola e Portugal, "numa perspectiva de longo prazo e lógica de responsabilidade social.
Cavaco Silva discursava na abertura do Fórum Empresarial Angola/Portugal, no salão nobre do edifício da Administração Municipal do Lobito.
O Presidente da República português disse que as relações económicas entre os dois países têm vindo a crescer de forma "muito relevante", sublinhando que Angola é hoje o quarto maior destino das exportações portuguesas.
Aníbal Cavaco Silva referiu que "são já muito vastos" os interesses económicos de angolanos em Portugal e de portugueses em Angola. Reconheceu que há ainda muito a fazer para evitar que as relações económicas bilaterais evoluam apenas em função do ciclo económico ou de oportunidades pontuais.
Numa clara alusão à província de Benguela, o Chefe de Estado português disse que existem oportunidades em todo o território angolano, no litoral e no interior, que podem e devem ser aproveitadas. Salientou que "Angola não é apenas Luanda".
 
Requalificação do Porto

O Presidente Cavaco Silva considera que o Caminho-de-Ferro de Benguela associado às potencialidades do Porto do Lobito, encerra um valor estratégico determinante para o futuro de Angola.
Cavaco Silva sublinhou ainda que a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral oferece oportunidades de investimento, recursos e potencialidades "extremamente significativas", que representam um mercado de 250 milhões de consumidores.
O Presidente Cavaco Silva disse que a presença da Associação Industrial da Confederação Empresarial Portuguesa (AICEP) em Angola, constitui um importante estímulo para as empresas portuguesas que trabalham no país.
A "caracterização da província de Benguela" e "as parcerias de sucesso entre Angola e Portugal" foram os dois grandes temas do Fórum Empresarial. Encontros bilaterais entre a delegação empresarial portuguesa e potenciais parceiros económicos sedeados em Benguela marcaram o evento, que ontem encerrou os trabalhos.

Oportunidade de investimento

Aníbal Cavaco Silva garantiu, durante o jantar em sua honra oferecido pelas autoridades de Benguela, no Clube Recreativo Ferróvia do Lobito, que mais portugueses vão chegar a Angola atraídos pelas oportunidades criadas por Angola ao promover a diversificação da economia.
O Chefe de Estado português disse ainda que os portugueses que se juntarem àqueles que já aqui se encontram, "devem empreender, estender pontes e abrir novos caminhos de esperança, juntamente com os irmãos angolanos".
Cavaco Silva no jantar, que contou com representantes da sociedade civil benguelense, e a comunidade portuguesa residente nas províncias de Benguela e Huambo disse ainda que "queremos o melhor para esta terra, vibrando com as suas vitórias" .
O Presidente português disse ainda confiar no futuro de Angola, acrescentando que "é assim que deve ser com os amigos que nos são mais queridos". Cavaco Silva reafirmou o apoio de Portugal a Angola, nos seus esforços de reconstrução.
Às autoridades e povo de Benguela, Cavaco Silva deixou um palavra de admiração "pelo muito que alcançaram em oito anos de paz e de confiança nas potencialidades de Angola".
Cavaco Silva transmitiu confiança aos seus compatriotas residentes na província e pediu-lhes que continuem a contar com o apoio do Governo Português no desenvolvimento dos vários projectos que têm em Angola.

 Porto do Lobito

No cumprimento do programa de visita a Benguela, Cavaco Silva visitou o Porto do Lobito, onde assistiu a um vídeo que ilustra a actividade e os projectos daquele que é considerado um dos maiores empreendimentos económicos de África.
O Presidente Cavaco Silva subiu ao terraço do edifício do porto, a partir do qual observou com mais detalhe toda a área que circunda o empreendimento e a cidade portuária.
Ainda ontem, na cidade de Benguela, o Presidente português, ofereceu livros ao Instituto de Formação de Professores do primeiro ciclo, constituído por dicionários e livros de literatura angolana e portuguesa, e ainda de apoio à actividade docente na província.
A cerimónia de entrega foi presenciada pelo governador Armando da Cruz Neto, e pelos ministros da Reinserção Social, João Baptista Kussumua, da Educação, Mpinda Simão, e da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira.

 

Jornal de Angola, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades